More MC Denis DS »"/>More MC Denis DS »" />
Uma Revista criada em 2001
pelo jornalista, músico e poeta paraibano
Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

MC Denis DS


Denis Gonçalves Duarte, popularmente conhecido como MC Denis DS, nasceu no dia 12 de julho de 1995 em São Paulo.

O amor pela música veio através de seu pai, o forrozeiro Zé Duarte. Em 2009, aos 14 anos de idade, fez a sua primeira canção, “Pente no Avião”. Lançada nas redes sociais com parceria de dois amigos de escola, Cássio e Danilo, a música obteve destaque no cenário musical da época, possibilitando assim o começo de sua carreira musical.

Com a repercussão positiva, convidou o seu amigo Danilo para formar uma dupla, que se chamou: MC’S Denis e Danilo. Foram cinco anos de parceria bem sucedida, onde faziam em média de 20 shows no mês e nesse período lançaram diversas outras composições próprias. Em 2014, decidiram em bom senso, cada um seguir o seu próprio caminho. Foi aí que passou a ser chamado MC Denis DS.

Em seguida, começou a gravar as suas primeiras músicas, que foram: ”Senta Aqui”, “Bonde dos Atacantes”, “Sem Romantismo” e começou a tocar nas principais casas de FUNK de São Paulo, que na época eram: Space Club, Clube Benfica, Pessengueira Bar, ​​​​Cadência, Flamenguinho, Limoeiro, entre outras.

Atualmente, segue compondo e fazendo shows, utilizando-se de plataformas digitais como o Instagram para divulgar seus trabalhos.

Segue abaixo entrevista exclusiva com MC Denis DS para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 18.02.2022:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

MC Denis DS: Nasci no dia 12/07/1995 no bairro Vila Maria, na zona norte de São Paulo. Registrado como Denis Gonçalves Duarte.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

MC Denis DS: Meu primeiro contato com a música foi em uma viagem com a escolinha de futebol Chute Inicial do Corinthians, para disputar um campeonato de futebol em Águas de Lindóia – SP. Dentro do ônibus as músicas que tocavam, a maioria eram FUNK e a partir deste momento me identifiquei com esse ritmo.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

MC Denis DS: Ensino médio completo e mídias digitais. E autodidata na música.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

MC Denis DS: No passado: MC Daleste, MC’s Pikeno e Menor, MC Gui. Atualmente: MC Kapela, MC Kevinho.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

MC Denis DS: Em 2009, em uma aula vaga na escola, veio uma ideia de um tema fiz a minha primeira música: “Pente No Avião”.

06) RM: Quantos CDs lançados?

MC Denis DS: Gravei meu primeiro CD quando passei por uma produtora em 2018.

07) RM: Como você define seu estilo musical dentro do cenário FUNK?

MC Denis DS: Meu estilo musical é bem eclético, costumo lançar músicas de diversos ritmos: Dançante, 150bpm, romântica e DJC.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

MC Denis DS: Não estudei, porém gosto muito de pesquisar sobre aulas de canto e técnicas vocais.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

MC Denis DS: A importância da técnica vocal é sempre fazer uma preparação de aquecimento antes de cada evento e gravação. Dormir bem, não tomar gelado e friagens.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

MC Denis DS: MC Kevin, MC Lipi, MC Danny.

11) RM: Como é seu processo de compor?

MC Denis DS: Meu processo de composição vai de acordo com a inspiração de um tema interessante, que pode vir a qualquer momento.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

MC Denis DS: Meu pai Zé Duarte, Marcos, Vitão ZN, Rafinha SP.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

MC Denis DS: Os contras, é não ter uma divulgação boa e gerenciamento para cuidar da carreira. Já os prós, é o artista tomar suas próprias decisões.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

MC Denis DS: Se auto avaliar é uma etapa essencial do plano de carreira. Também sempre me programo com antecedência, com banners e datas antes de qualquer lançamento.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

MC Denis DS: A principal ação empreendedora é a divulgação de minha imagem e músicas, nas plataformas digitais.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

MC Denis DS: A internet ajuda principalmente na divulgação e aumento do alcance de pessoas que vão conhecer o meu trabalho. E prejudica, pois, tudo que é dito ganha proporções muito grandes, e qualquer comentário, pode ser mal interpretado.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

MC Denis DS: As vantagens hoje em dia do home estúdio, são as qualidades de gravações do home estúdio, por ser digital. Antigamente as gravações eram todas analógicas e não tinham a qualidade que temos hoje. Apesar de o conteúdo na época, ser muito bom!

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

MC Denis DS: Procuro sempre me comunicar com os meus fãs, interagindo nas redes sociais. Fazer letras com temas interessantes do nosso cotidiano, e estratégias para uma boa divulgação.

19) RM: Como você analisa o cenário do FUNK brasileiro. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas e quem permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

MC Denis DS: Hoje em dia o FUNK brasileiro está em alta, com muitos MC’S e DJ’S com destaques na grande mídia. MC Hariel, MC Davi, MC Don Juan, MC Neguinho do Caxeta, MC Pedrinho. Quanto a regredir, acho que todos estão bem.

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)?

MC Denis DS: Chegar no evento tão esperado, ensaiando a semana toda e não ter público. Quase ser puxado para pista por alguns fãs no meio do show, mas graças ao segurança tudo ficou sob controle. Cantar e só receber metade do valor combinado com o contratante.

21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

MC Denis DS: O que me deixa mais feliz é ser reconhecido pelo meu público, cantando as minhas músicas, mandando mensagens de carinho e sempre me apoiando nos meus eventos e trabalhos. E o que me deixa mais triste é um cancelamento de show em cima da hora. Também criar expectativa em um trabalho que iria ser feito, mas não foi concluído.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

MC Denis DS: O dom musical já vem de berço, é você ter a facilidade de compor e amar aquilo que faz. Por isso, agradeço a Deus, por ter sido um escolhido.

23) RM: Quais as diferenças e semelhanças do FUNK dos anos 80, 90 e o atual?

MC Denis DS: A diferença com o FUNK do passado são os beats, velocidades do bpm (batidas por minuto) e harmonias. As coreografias, que, até hoje, são recordadas pelos mais antigos frequentadores dos bailes FUNK. Hoje em dia são outros tipos de danças, ritmos e canções.

24) RM: Quais as diferenças e semelhanças entre o FUNK e RAP?

MC Denis DS: O RAP é muito fechado em relação aos temas a serem abordados e o que você tem que falar. O FUNK tem diversos artistas que abordam temas variados.

25) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

MC Denis DS: Minha música tem muito potencial para tocar nas rádios, o problema é que hoje em dia para isso acontecer, tem que ter amizades com radialistas ou uma produtora.

26) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

MC Denis DS: Muito foco, perseverança, acreditar no seu potencial sempre, e nunca desistir dos seus sonhos. Você pode, você é capaz, basta correr atrás dos seus objetivos.

27) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia do cenário FUNK?

MC Denis DS: Eu acredito que o FUNK nos últimos anos, vem ganhando muito espaço nas grandes mídias. Artista como: Anitta, Ludmilla, Luísa Sonza, que são oriundas do FUNK, hoje em dia são conhecidas internacionalmente. E tudo isso só possível graças a grande mídia brasileira.

28) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cenário do FUNK?

MC Denis DS: Muito importante para o movimento ter mais visibilidade por outros públicos.

29) RM: Qual sua opinião sobre as letras do FUNK que deprecia a mulher?

MC Denis DS: Não sou a favor. É um gênero que procuro evitar nas letras de minhas canções.

30) RM: Qual sua opinião sobre as letras do “FUNK Proibidão” que faz apologia ao crime?

MC Denis DS: É um tema que eu não abordo em minhas canções.

31) RM: Quais os seus projetos futuros?

MC Denis DS: Pretendo daqui pra frente, lançar novas músicas, trazendo sempre qualidade para o meu público.

32) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

MC Denis DS: https://www.instagram.com/mcdenisds

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCKQiYQEOjE4jnOZDitLAjUQ

PAZ NO BAILE – MC Denis DS (DJ 2M): https://www.youtube.com/watch?v=fwJ4P6sB46I

MC Denis DS – Bonde dos Atacantes: https://www.youtube.com/watch?v=A3V8ihVGw3U


Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001
pelo jornalista, músico e poeta paraibano
Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Notícias por WhatsApp