Uma Revista criada em 2001
pelo jornalista, músico e poeta paraibano
Antônio Carlos da Fonseca Barbosa.

Ladja Betania

ladja betania
ladja betania

A cantora e compositora paraibana Ladja Betania a cada ano e lançamento de seus discos mostra o seu potencial. É a grande revelação de cantora de Forró em 2004.

Com a sua voz de sereia do brejo e um repertório romântico que embala os casais apaixonados vem se destacando em gênero musical de predominância masculina. Seu novo CD – “Primeiro EU” canta a independência das mulheres apaixonadas que vivem intensamente o amor sem perder a liberdade. Um trabalho que traz músicas dançantes sem perder as raízes originais do Forró Autêntico. Ela conta com a colaboração de time de compositores talentosos. O novo CD mostra que ela não é apenas mais uma bela vocalista, mas uma forrozeira de berço e com experiência de anos de estrada como cantora acompanhando o sanfoneiro Flávio José.

Ela nasceu em Sumé, no interior do Cariri Paraibano, onde viveu sua infância dividindo o tempo entre a liberdade das brincadeiras de ruas e os estudos. No olhar, a intuição e a sensibilidade da menina já seguia o caminho para o mundo da arte e da poesia. Ladja cresceu assim: sonhando em se tornar cantora. Uma de suas escolas na música, além do pai, o cantor Luís Carlos – conhecido por “Sabiá da Borborema” -, foi também uns amigos ciganos, que apareciam vez por outra pra cantar com seu pai. A vizinha, dona Francisca Leite, fazia parte desse repertório durante às tardes: Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e a cantora Marines tocavam na radiola antiga e atraiam a criança, revelando a descoberta pela vocação: a música. Na adolescência, aos 14 anos, fez parte da bandinha “Nova Geração”, em Sumé. Mas, logo no início da carreira, acabou optando pelos estudos, morando em Campina Grande. Casada com o cantor Flávio José, Ladja guardou o sonho de cantar no coração e resolveu investir no seu lado empreendedor. A experiência ela herdou da mãe, quando improvisava na sala de sua casa um stand onde vendia “retalhos de linho”. Decidida e autêntica, ela expandiu os seus negócios. Paralelo a longa jornada no comércio, ela conciliou durante 8 anos a função de back vocal com o cantor Flávio José, até o lançamento do seu 2º trabalho: o CD Mudanças.

A partir daí, resolveu investir na carreira e resgatar a paixão pelo palco. Atualmente, produz os seus shows e do cantor Flávio José, além de dirigir como sócio-proprietária a LBC Gravações.
PRIMEIRO EU é o quarto CD da cantora Ladja Betania, um trabalho que revela o verdadeiro forró paraibano, cheio de leveza e harmonia.

Entrevista exclusiva com Ladja Betania para a www.ritmomelodia.mus.br , entrevistada por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em Julho de 2004.

01) RitmoMelodia: Falei do seu primeiro contato coma a música.

Ladja Betania: Meu primeiro contato com a música foi através de meu pai. Ele é cantor, e desde criança eu escutava ele cantar.

02) RM: Qual sua cidade de origem e data de nascimento?

Ladja Betania: Nasci no dia 06 de dezembro em Sumé – PB, que fica bem pertinho de Monteiro, aonde resido hoje.

03) RM: Quais as suas influências musicais? E qual sua formação musical (Estudo)?

Ladja Betania: Fui muito influenciada por meu pai. E a minha formação musical se consolidou durante os 8 anos em que fui back vocal para o cantor Flávio José.

04) RM: Fale do seu início na carreira musical.

Ladja Betania: Trabalho como cantora desde 1994. Em 2002 tive vontade de encarar careira solo, e vem sendo progressivo graças a Deus.

05) RM: Sempre cantou Forró?

Ladja Betania: Sim, sempre!

06) RM: Quantos CDs gravados?

Ladja Betania: São 4 CDs gravados.

07) RM: Defina o seu trabalho musical?

Ladja Betania: Meu trabalho é consciente, sei o que canto e o que quero. E tanto o meu CD, como no meu show faço valer em primeiríssimo lugar a nossa cultura nordestina, porém não sou radical. Canto e faço forró com ao meu estilo leve, sutil, com arranjos diferentes sem apelação, mas com muito respeito e carinho por tudo de bom que o forró faz e é.

08) RM: Fale do novo CD ? Quais as participações? Quais as diferenças e semelhanças dos CDs anteriores?

Ladja Betania: O CD novo é um xodó, meio sem compromisso, e também com valiosas participações. Na faixa 7 eu canto com grande Flávio José uma canção de minha autoria. E na faixa 9 canto a canção “Mãe” com minha filha que tão pequena já tem uma voz adorável. Quanto às diferenças quase nada! Porém estou divulgando melhor este trabalho.

09) RM: Você compõem? Fale dos compositores que trabalham com você?

Ladja Betania: Sim, tenho algumas composições. Neste CD a música 7. Os compositores que gravo são vários, bons e maravilhosos. Vou citar alguns: MACIEL MELO, DORGIVAL DANTAS, EDUARDO KRIEGER, ROBERTA DO RECIFE, JOÃO SILVA, PINTO DO ACORDEON e por aí vai, são muitos…

10) RM: Fale da importância de fazer um trabalho fora do eixo Rio – São Paulo com excelente qualidade profissional e de produção?

Ladja Betania: Meu trabalho é de muita qualidade. Sabemos que temos aqui no Nordeste estúdio e Profissionais qualificados. Já era o tempo de que pra fazer um bom trabalho teria que ser no sudeste. Pois aqui além de tirarmos o melhor som, também temos o melhor material humano (músico) pra Forró.

11) RM: Você pensa em trabalhar a sua carreira no sudeste? Quais os prós e contras para essa realização?

Ladja Betania: É lógico! Irei ao encontro da nossa massa nordestina que tanto ama nossa música. Com relação aos prós e contras não existem, porque em tudo que se leva Paz, Amor e Alegrias, se trás realização, felicidade e reconhecimento.

12) RM: Como você divide o tempo para trilha a carreira de cantora e de produtora do cantor e compositor Flávio José?

Ladja Betania: A carreira de Flávio José é um Sucesso. Não só como cantor, mas também como pessoa. E isso facilita muito em toda produção, com uma equipe leve vou costurando shows, produções e vida pessoal. Estou feliz.

13) RM: Qual a participação efetiva do Flávio José no seu trabalho?

Ladja Betania: A participação no CD quase nenhuma. Só umas dicas leves, até porque Flávio tem muito presente às características forte dele em tudo que faz.Por isso tomamos o cuidado para não passar nada do Flávio para Ladja.

14) RM: Ladja Betania, Quais os projetos para o futuro?

Ladja Betania: Trabalhar muiiiito!!!!!! E cada vez solidificar mais meu trabalho no mercado.

https://immub.org/album/ladja-betania

 


Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001
pelo jornalista, músico e poeta paraibano
Antônio Carlos da Fonseca Barbosa.