11 Dicas para seu crowdfunding não afundar

crowdfunding

81 / 100 SEO Score
Tempo de Leitura: 2 minutos
O que é Crowdfunding?

O financiamento coletivo, atualmente mais conhecido por crowdfunding, acontece quando alguém, ou um grupo, pretende arrecadar uma quantia em dinheiro de pessoas que estão dispostas a colaborar com um projeto.

Este meio de arrecadação utiliza de ampla divulgação para que as pessoas interessadas possam tomar conhecimento e doem ao projeto. Para isso são utilizados meios como a televisão, rádio, concertos de música, e o mais popular atualmente, pela Internet.

O financiamento coletivo pela internet se tornou mais conhecido pela expressão em inglês Crowdfunding ou, ainda, pelo termo mais popular, “Vaquinha Online”.

Pelos sites de crowdfunding, quem possui algum projeto deve criar uma campanha de arrecadação de fundos indicando a quantia necessária e o tempo que deve ficar em ativo, que se aprovada, começa a receber as doações.

Como receber doações?

Para receber as doações de pessoas interessadas, é preciso que o projeto seja bem apresentado, com os objetivos bem definidos e ampla divulgação.

  1. Entenda que não é caridade, é pré-venda.
  2. Seus amigos não têm o dever de comprar nada, não se frustre se não captar o volume necessário.
  3. Pense muito bem na hora de compor as recompensas, não tente se vender por mais do que vale, ofereça vantagem real.
  4. Lembre-se sempre que em alguns casos, distribuir as recompensas pode dar muito mais trabalho do que captar o montante necessário.
  5. Explique muito bem todo o procedimento e tenha em mente até uma maneira de coletar; contribuir pessoalmente, as pessoas se perdem facilmente nestes sistemas de crowdfunding.
  6. Elaborar um crowdfunding pode ser tão ou até mais complicado que escrever um PROAC, estude.
  7. Procure captar o suficiente para a realização do seu projeto. Nem captar além; para poder ajudar nas despesas pessoais e nem aquém e depois ficar passando o carão de não conseguir concluir.
  8. Seja criativo ao buscar apoiadores. Ninguém se interessa por artistas frios. Use seus dons emotivos e humorísticos, crie uma aura de interesse sobre você, sobretudo nas redes sociais. Um plano de crowdfunding é antes de tudo um projeto de marketing pessoal.
  9. Cada apoiador é um aliado. Depois que alguém contribuir, agradeça publicamente, a gratidão sempre foi a melhor das energias.
  10. Sempre tenha um plano B, nada mais frustrante do que captar 70% do volume necessário e não poder dar continuidade, tenha um caixa para lhe socorrer na reta final.
  11. Facebook não é o único canal para buscar apoio. Família, email marketing, colegas de todas as épocas. Já que vai pra cima, rasgue o coração e mostre quem é, com elegância.

Saiba mais sobre carreira musical

Por Sonekka | http://agenciatrampo.com.br

11 Dicas para seu crowdfunding não afundar 1 Ritmo Melodia

81 / 100 SEO Score

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Tagged
Antonio Carlos Da Fonseca Barbosa

Antonio Carlos Da Fonseca Barbosa

Criador e Editor Responsável pela revista Ritmo Melodia desde 2001, músico, letrista e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa, sempre se preocupou em divulgar a música (popular, regional, instrumental e erudita) com entrevistas e artigos sobre os músicos e artistas brasileiros.