More SESC CARMO RETOMA TEMPORADA DE CONCERTOS NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO »"/>More SESC CARMO RETOMA TEMPORADA DE CONCERTOS NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO »" /> SESC CARMO RETOMA TEMPORADA DE CONCERTOS NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

SESC CARMO RETOMA TEMPORADA DE CONCERTOS NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO

Compartilhe conhecimento

SESC CARMO RETOMA TEMPORADA DE CONCERTOS NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO

Após pausa no mês de julho para transmissão de palestras (disponíveis no Youtube), o projeto Centro em Concerto: Vozes de São Paulo realizará apresentação no Santuário São Francisco de Assis

São Paulo – Paisagens Sonoras (1830-1880)

Dia 09/08/2022, terça-feira às 13h

São Paulo, agosto de 2022 – Concebido por Anna Maria Kieffer e dirigido por ela e Gisela Nogueira, o concerto São Paulo – Paisagens Sonoras (1830-1880) apresenta um painel musical e sonoro da cidade de São Paulo em meados do século XIX. Reúne materiais resultantes de uma ampla pesquisa realizada em acervos públicos e privados, em cartas e relatos de memorialistas, abordando cantigas relativas às ruas da cidade, pregões, cantos de trabalho, música composta e executada pelos estudantes do Curso Jurídico, além de ressaltar o movimento abolicionista e republicano, a formação de clubes musicais, como o Club Haydn e as primeiras casas impressoras de música.

A apresentação faz parte do projeto Centro em Concerto – Vozes de São Paulo: Música na Cidade, dos Primórdios ao Século XXI, de curadoria de Anna Maria Kieffer, que reúne apresentações musicais e palestras que trazem aspectos das sonoridades da cidade, enfatizando a formação, diversidade cultural e herança de algumas das principais matrizes que formaram a música paulistana.

Intérpretes:

Anna Maria Kieffer, meio soprano

Alessandro Greccho, tenor

Sandro Bodilon, barítono

Toninho Carrasqueira, flauta

Gisela Nogueira, viola de arame

Giacomo Bartoloni, guitarra romântica

Maria José Carrasqueira, piano

Paulo Dias, percussão

Santuário São Francisco de Assis: A história do Santuário iniciou-se quando os frades franciscanos chegaram em São Paulo, no ano de 1639, e receberam como doação um terreno localizado numa das bordas da colina onde foi fundada a vila de São Paulo de Piratininga. Neste local, atual largo de São Francisco, construíram o convento, inaugurado em 1647, junto da igreja, que passou por reformas e modificações ao longo dos séculos. Por volta de 1828, os franciscanos, por requerimento do governo imperial, cederam parte do espaço para a instalação da Academia de Ciências Sociais e Jurídicas, atualmente Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Centro em Concerto: Vozes de São Paulo

Música na Cidade, dos primórdios ao século XXI – Abril a Outubro de 2022

Com programação realizada em igrejas e espaços públicos da região central, o projeto Centro em Concerto evidencia o patrimônio histórico de São Paulo e destaca, em sua curadoria, períodos, autores ou particularidades da história da música.

Desde 2008, o projeto já foi chamado “Sons das Igrejas do Centro” e “Centro Erudito”, dentre outras denominações. Com o passar dos anos, manteve-se a proposta de se realizarem apresentações musicais em espaços históricos da região central, em diálogo com as diferentes formas e estéticas que compõem a música de concerto.

Em 2022, o projeto recebe curadoria de Anna Maria Kieffer e traz apresentações musicais que realçam aspectos das sonoridades da cidade, enfatizando sua formação, sua diversidade cultural e a herança das principais matrizes que caracterizaram a música em São Paulo, dos primórdios ao século XXI.

Anna Maria Kieffer, curadora

Cantora e pesquisadora, Anna Maria Kieffer dedica-se à música contemporânea e à pesquisa e à divulgação da memória musical do Brasil. Tem participado como intérprete e criadora de importantes festivais no Brasil e exterior. É autora de trilhas sonoras pra filmes e exposições. Tem realizado trabalhos junto ao Studio de Recherches de Bruxelles e ao GRM, em Paris. É membro da Electronic Music Foundation, em Nova York. Tem 25 CDs, CD-s Livros e DVDs gravados. Em 2018, lançou, pelo Selo Sesc, o CD São Paulo: Paisagens Sonoras (1830-1880), que retrata os ruídos e a música na cidade naquela época.

Próximos concertos:

SÃO PAULO – PAISAGENS SONORAS (1830-1880)

Santuário São Francisco de Assis – 9/8, 13h

MÚSICA NUM QUINTAL ITALIANO: Memória da imigração

Igreja Nossa Senhora da Paz – 13/9, 13h

TRADICÕES PAULISTANAS: o violão e os compositores paulistas dos séculos XX /XXI

Igreja Nossa Senhora da Boa Morte – 11/10, 13h

Palestras – VOZES DE SÃO PAULO

Youtube do Sesc Carmo

Encontros que enfocam histórica e musicalmente conteúdos abordados nos seis concertos que compõem o projeto Vozes de São Paulo:

SERVIÇO: Centro em Concerto: Vozes de São Paulo | São Paulo – Paisagens Sonoras (1830-1880)

Realização: Sesc Carmo – Local: Santuário São Francisco de Assis

Largo São Francisco, 133 – Centro de São Paulo – Quando: 09/08/2022, terça, às 13h

Gratuito | Classificação Livre – Informações à Imprensa:

Monique Santos | [email protected] | 11 3111-7047


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.