More Will Kevin »"/>More Will Kevin »" />
Uma Revista criada em 2001
pelo jornalista, músico e poeta paraibano
Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Will Kevin

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” buttontext=”Clique Aqui Para Ouvir a Entrevista”]

O cantor e compositor carioca Will Kevin, promessa do gênero R&B, lançou o single “Cê Ta Ligado”. A faixa faz parte da divulgação do novo álbum do cantor, que tem o lançamento previsto para o início de novembro de 2022. Até lá, o artista promete lançar novas canções mensalmente.

Na última estreia, em abril, a música “Eu Sei”, feita em parceria com o rapper Cezza, teve mais de 1200 acessos em apenas três dias e entrou para a playlist “Tamo Flex”, do Spotify.

Por meio de melodia que mistura sentimentos de alegria e melancolia, “Cê Ta Ligado” pretende mexer com o imaginário do público através de um jogo de palavras. Segundo Will Kevin, a canção pode dar a impressão de homenagem à outra pessoa, mas, na verdade, fala sobre amor-próprio. “Seguimos esse conceito no clipe da música também, já que em um trecho eu olho em direção ao espelho. Sinto que isso acaba trazendo uma conexão legal com outras faixas do projeto, já que autoestima é um dos assuntos centrais do disco”, refletiu o músico.

Nascido no Rio de Janeiro, Will Kevin entrou para o mercado musical tocando covers. Em 2017, trabalhou como assistente de um estúdio na Zona Norte da capital Fluminense, onde teve suas primeiras experiências com gravações e produções. Por lá, trabalhou com artistas como Mamute, RalphTheKid, Elito, Tainá Seabra, Janu, e produziu obras que alcançaram mais de 100 mil streams no Spotify.

Já em 2020, o carioca fez sucesso com seu primeiro trabalho solo, chamado “0 a 100”. A música entrou para a playlist “R&B Brasil”, maior do gênero no Spotify, e teve cerca de 15 mil reproduções. No novo álbum, que será lançado no fim do ano, Will Kevin, aborda assuntos que deixaram cicatrizes em sua vida pessoal.

“Esse projeto conta com várias vertentes do R&B, todos os lados que mexem bastante comigo e que sempre quis mostrar ao público. O álbum aborda assuntos muito pessoais, como reflexões, autoestima, depressão, amor e paixão”, explicou o cantor. “Nós demos 300% nesse projeto, e é possível sentir como a entrega está diferente comparado a projetos anteriores. Acredito que o público vá gostar muito”, completou Will.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Will Kevin para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 08.06.2022:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Will Kevin: Nasci no dia 21/12/1996 no Rio de Janeiro – RJ. Registrado como William Kevin Martins Santa Rosa.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Will Kevin: Meu primeiro contato com a música foi em casa, com meu pai, Ivan Santa Rosa, que também é músico. Mas cantar de fato foi na época da escola e foi onde eu desenvolvi a paixão que tenho pela música até hoje.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Will Kevin: Eu estudei teoria musical por pouco tempo, tive aulas de violão por mais ou menos um ano, e o que mais estudei foi canto.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Will Kevin: Primeiro gênero musical que eu fui introduzido e realmente gostei foi o RAP, escuto desde criança até hoje, é de extrema importância. Logo em seguida, tive muito contato com rock, onde desenvolvi várias técnicas vocais, como o drive, que utilizo. Eu acho que há coisas belas em cada estilo musical, eu tento tirar um pouco de cada coisa, eu escuto muita coisa variada, como pagode, pop e samba.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Will Kevin: Eu comecei a lançar música em 2016.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Will Kevin: Meu primeiro álbum será lançado em novembro de 2022. Estamos lançando as músicas a cada mês que vão integrar esse álbum. Em maio, já disponibilizamos a terceira faixa do álbum.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Will Kevin: Eu definiria como R&B Pop. Acho que é como melhor se classifica.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Will Kevin: Sim. O estudo de técnica vocal foi uma das coisas que mais estudei e me dediquei.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Will Kevin: Minha voz é meu instrumento principal de trabalho, eu cuidar da mesma da melhor forma possível para conseguir cantar durante minha vida inteira.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Will Kevin: Admiro cantores de estilos variados, como The Weeknd, Bazzi, Pericles, Justin Biebe, Ariana Grande.

11) RM: Como é seu processo de compor?

Will Kevin: Eu utilizo uma técnica em que crio a melodia e a métrica da música inteira, e depois eu troco por palavras. Eu curto muito essa técnica, pois, ela me dá uma liberdade criativa enorme, não preciso ficar preso em algo que já escrevi.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Will Kevin: Por muitos anos eu escrevia sozinho, mas agora eu tenho composto muito com o artista Da Vitti, que é um dos maiores compositores que já conheci. Além disso, a gente se dá muito bem trabalhando juntos.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Will Kevin: Uma das coisas mais legais é montar uma equipe em que todo mundo está ali acreditando no sonho juntos, e um dos pontos mais difíceis é manter a constância.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Will Kevin: Nosso planejamento se resume na consistência, percebemos que pela velocidade da informação temos que ter nossa presença constante na internet. Então, criamos nosso álbum e o dissecamos em singles, todo mês tem um lançamento. E nessa forma a gente acaba jogando a favor do algoritmo das plataformas e temos um crescimento orgânico e exponencial.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Will Kevin: Eu diria que a internet é uma faca de dois gumes: o tanto que ela revela novos talentos, você corre o risco de ser muito facilmente esquecido, caso não continue postando conteúdo. Para artistas que estão começando, a internet é uma ponte incrível para você aumentar seu público.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Will Kevin: Hoje com o avanço da tecnologia, uma das coisas mais difíceis é se se manter constante, onde o público sempre esteja consumindo algo seu e você não caia no esquecimento. A gente aliou a constância com um estilo de R&B que ainda não vemos tanto aqui pelo Brasil, e esse é o nosso diferencial. Eu sinto que o R&B no Brasil é muito pouco explorado, dentro do gênero existe uma pluralidade muito forte, e muitos mantem num formato só, meu objetivo é trazer outros lados do R&B que ninguém ouve por aqui.

19) RM: Como você analisa o cenário do R&B. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Will Kevin: No Brasil temos revelações como: Luccas Carlos, Kiaz, Glooria Groove com recente álbum. Iza, também, que levam à frente do R&B.

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)?

Will Kevin: Já aconteceram algumas situações citadas na pergunta. Na época que eu tinha uma banda, teve um show que eu caí do palco, inclusive tem no youtube gravado. Já tocamos em eventos onde não tinha praticamente som, palcos que estavam quase desabando. Eu já cantei em restaurante onde eu tinha que ficar do lado da churrasqueira e eu ficava duas horas com a fumaça vindo na minha cara.

21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Will Kevin: O que me deixa mais feliz é justamente estar trabalhando com o que eu amo, mas em compensação nem tudo são flores, a parte burocrática da música, eu diria que é a parte mais chata de lidar.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Will Kevin: Eu acredito que exista dom, tem pessoas que nascem com essa pré-disposição ou pessoas com pouco contato com o instrumento já tocam absurdamente, mas eu acredito fielmente que o esforço e estudo superam o dom.

28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Will Kevin: Tenha muito foco e persistência, nunca se acomode e busque sempre melhorar, que com o tempo as coisas vão fluindo.

29) RM: Quais os seus projetos futuros? 

Will Kevin: Dia 4 de novembro de 2022 será lançado meu primeiro álbum, não vejo a hora do mundo poder ouvir! Também já estou visando novos projetos para 2023.

30) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Will Kevin: [email protected]

| https://www.instagram.com/owillkevin

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCBYEKYnV82TdnKJ4nx6-i2A

Cê Ta Ligado – Will Kevin: https://www.youtube.com/watch?v=MCTlFPsslgI

Eu Sei – Will Kevin – Cezza: https://www.youtube.com/watch?v=tmsHU9VHDsc

Espelho Meu, Pt. 2 – Will Kevin: https://www.youtube.com/watch?v=kf8xXk74udU

Pitstop – Will Kevin: https://www.youtube.com/watch?v=kzFDS6M9kfs

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001
pelo jornalista, músico e poeta paraibano
Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.