Trio Sabiá
O Trio Sabiá nasceu em São Paulo, no final de 1985, mais precisamente no lendário Forró do Pedro Sertanejo, na Rua Catumbi, 183, bairro do Belenzinho.
A iniciativa foi do baiano João Davi Cruz, que cantava na casa e resolveu convidar João Oliveira de Almeida, o Tio Joca, irmão de Pedro Sertanejo, para formar um trio. Tio Joca relutou, mas acabou aceitando o convite e convidaram também outro baiano, José Miranda de Lima, o Roxinho, para tocar zabumba. Esse trio, que ainda não tinha nome começou se apresentando no Forró do Pedro. Em seguida gravaram um tape, que o cantor e compositor Geraldo Nunes encaminhou para a gravadora Arca, editar um LP e lançar o Trio no mercado. Os três componentes já haviam decidido que o trio se chamaria, Os Filhos da Bahia, considerando a mesma origem dos três. Só que quando o Tio Joca foi buscar o disco na gravadora foi surpreendido com a deliberada alteração do nome escolhido. Os produtores da Arca mudaram para, Trio Sabiá, sem consultar ninguém e alegaram que queriam evitar o regionalismo que o primeiro nome sugeria, guiados pelas orientações do marketing. Só que, Tio Joca, Davi e Roxinho acabaram gostando do novo nome. E foi como Trio Sabiá que os três rapazes desandaram a tocar o puro forró pé-de-serra. Voltaram para a Bahia e começaram a se apresentar em várias regiões do nordeste. Neste período foram gravados quatro LPs, dois deles pela gravadora Arca e dois pela Pipoco, com a distribuição feita pela gravadora Continental. No final de 1989 o Davi saiu do Trio Sabiá para voltar a cantar sozinho. Tio Joca resolveu retornar para São Paulo, mas Roxinho preferiu continuar na Bahia, em Feira de Santana. Em São Paulo, Tio Joca tratou logo de encontrar dois novos componentes para refazer o Trio Sabiá. Sebastião Lucindo da Silva, o Tião, que assumiu o lugar de Davi como cantor e José Bezerra Menezes de Filho, o Zito que havia conhecido o Tio Joca, em um show do Luiz Gonzaga em 1985 em Monte Santo na Bahia, recebeu o convite para integrar o Trio Sábia, substituindo na zabumba o Roxinho.
Com essa nova formação o Trio Sabiá grava três LPs, em 1990, 1991 e 1992. Até então o Trio Sabiá, só era conhecido no Nordeste, particularmente na Bahia ou nas típicas casas nordestinas da capital paulista, como no Forró do Pedro Sertanejo. Em 1991, já com sete LPs foram convidados a tocar para estudantes em um show no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, fato que abriu espaço no movimento comportamental que estava surgindo, o Forró para os universitários. No final de 1992 o Tião deixou o Trio Sabiá e em seu lugar entrou o sergipano José Aluízio de Jesus Cruz, que conheceu o Tio Joca, através do Oswaldinho do Acordeon, que convidou o Tio Joca e o Zito para participar do coral de um LP que ele iria lançar, logo em seguida ele foi fazer parte do Trio. Dono de uma das vozes mais bonitas do Forró feito em São Paulo, na opinião, inclusive, dos demais forrozeiros.
Nessa terceira formação, com Aluízio, Tio Joca, Zito, o Trio Sabiá gravou mais dois LPs e cinco CDs, em uma trajetória de sucessos e maturidade que está completando 11 anos. Um período em que brilhou intensamente no “Forró Universitário”, ou seja, nas casas noturnas das zonas Oeste e Sul de São Paulo, para um público de classe média alta que desandou a consumir o tradicional pé-de-serra como uma grata novidade. Locais como o Galpão 16, Remelexo, Projeto Equilíbrio, KVA, Canto da Ema e outras.
Tio Joca (João Oliveira de Almeida) é irmão de Pedro Sertanejo e tio de Oswaldinho do Acordeon, portanto pertence a uma das mais tradicionais famílias de forrozeiros do país. Iniciou na carreira artística de forma quase inevitável, vivendo em meio a músicas e músicos, dentro do lendário Forró do Pedro Sertanejo.
Em 1991, Zito (José Bezerra Menezes de Filho) foi convidado por Tio Joca para integrar o Trio Sábia tocando a Zabumba. Ele é natural de Altinho – Pernambucano ao lado de Caruaru, “A capital de Forró”. Cresceu ouvindo o seu Forró de cada dia. Já tocava um pouquinho de zabumba e triângulo com seus primos, mas seu interesse por música aconteceu quando tinha aproximadamente seis anos de idade. Com essa idade fez seu primeiro instrumento musical, colocando feijões dentro de um frasco de desodorante e estava feito o seu ganzá, que ele tocava batendo na cabeça e no peito. Seus irmãos o chamavam de aluado (doido). Em 1990 foi para São Paulo e logo estava tocando Agogô com o seu cunhado, César do Acordeon. Passou por dois grupos musicais: “Terra Firme”, “Luz do Sol” do baiano João Bá e Os Três Nordeste, ambos já extintos.
Lucas, assumiu o Vocal e o Triângulo. Ele é paraibano de Patos e desde criança toca e canta.
Segue abaixo entrevista exclusiva com Tio Joca do Trio Sabiá para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado dor Antonio Carlos da Fonseca Barbosa 24.02.2021:
Índice
Trio Sabiá | Tio Joca: Nasci no dia 01 de janeiro 1958 em Euclides da Cunha – BA. Registrado como João Oliveira de Almeida. Atualmente o Trio Sabiá conta com o baiano Tio Joca no Acordeon; com o pernambucano Zito (José Bezerra Menezes de Filho) na Zabumba e com o paraibano Lucas (Geraldo Lucas) na Voz e Triângulo.
Trio Sabiá | Tio Joca: Através do meu pai Aureliano que era afinador e tocador de sanfona.
Trio Sabiá | Tio Joca: Os palcos da vida é minha formação, sempre vivi de música.
Trio Sabiá | Tio Joca: Eu comecei a tocar Acordeon nos forrós, quando vim para São Paulo na companhia do meu irmão, Pedro Sertanejo. Eu tocava Triângulo e Zabumba com eles e depois comecei a tocar Acordeon. Comecei acompanhar artistas nas noitadas. Foi ai que começou meu envolvimento com a Acordeon/Sanfona. Até os dezoito anos de idade, eu tocava Sanfona com os amigos para me divertir e não profissionalmente. A partir dos dezoito anos comecei a pegar firme.
Trio Sabiá | Tio Joca: Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Pedro Sertanejo, Jackson do Pandeiro e por aí vai… Hoje em dia vai Flávio José, Falamansa, Dorgival Dantas, gosto muito.
Trio Sabiá | Tio Joca: Comecei aos 12 anos tocando forró na roça em tempos de candieiro isso no começo dos anos 70.
Trio Sabiá | Tio Joca: Um DVD, várias coletâneas. Trio Sabiá – “30 anos” (2016). Trio Sabiá – “Traços do Destino” (2015). Trio Sabiá – “20 anos” (2006). Trio Sabiá – “Pra Sacolejar” (2004). Trio Sabiá – “Tome Safadeza” (2002). Trio Sabiá – “Fazendo a Festa” (2000). Tria Sabiá – “Água Barrenta” (1999). Trio Sabiá (1997). Trio Sabiá – “Forró pra lá de Bom” (1996). Trio Sabiá – “Incendiado” (1995). Trio Sabiá – “Nordeste Crescendo” (1993). Trio Sabiá – “Em cada beijo uma Rosa” (1992). Trio Sabiá – “Gostoso pra dançar” (1991). Trio Sabiá – “Prova de Amor” (1989). Trio Sabiá – “Tudo por você” (1988). Trio Sabiá – “Mistura Nordestina” (1987). Trio Sabiá – “Maria Grande” (1986). Trio Sabiá – “Nós vamos arrepiar” (1985).
Trio Sabiá | Tio Joca: Foi em 1964 no início da Ditadura Militar Brasileira.
Trio Sabiá | Tio Joca: Foram abertas três casas, a primeira na avenida Carioca no bairro do Ipiranga – São Paulo. A segunda Casa de Forró na Rua Catumbi no bairro Belenzinho – São Paulo. A terceira Casa de Forró na rua Francisco Lobo, 10 no bairro Parque São Rafael – São Paulo.
Trio Sabiá | Tio Joca: Pedro Sertanejo foi uma peça fundamental do Forró. Só não ficou tão popular como Luiz Gonzaga. Eu trabalhei com Pedro vários anos e eu sei da importância dele para muitos artistas que fizeram sucesso no passado e hoje que passou pela mão de Pedro Sertanejo. Desde dos forrozeiros da sua gravadora Cantagalo.
Através da gravadora ele lançou muita gente como: Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Carmem Silva, Marines, Zé Gonzaga, Fúba de Taperoá. E foram mais de quarenta discos de sua autoria como um sanfoneiro de Oito Baixos. E composições sua que ficaram populares foram: “Roseira do Norte”, “Forró de Palmares”, “Forró do Luna”.
Trio Sabiá | Tio Joca: Ele faleceu no dia três de janeiro de 1996, já vinha muito doente com problemas no Coração. Ele estava em casa e passou mal. E o filho Oswaldinho do Acordeon, o levou para o hospital, mas ele não resistiu. Ele morreu com sessenta e nove anos. Ele foi um grande divulgador do Forró e dos Forrozeiros. E sua morte foi uma grande perda para o Forró.
Trio Sabiá | Tio Joca: Todos os meninos tocam. Oswaldinho do Acordeon (Sanfona/Acordeon), Ari (Baterista), Juraci (Piano). E Oswaldinho foi o que mais se destacou e para o Trio Sabiá, ele é uma peça fundamental, todos os discos que lançamos tiveram sempre a participação dele. Só um LP que ele não participou, porque estava fora do país se apresentando. Ele guiou o trabalho do Trio Sabiá. A gente agradece ao Oswaldinho por essa ajuda. Somos uma família de músicos, meu pai já tocava Sanfona, meus filhos Jefinho e Joquinha, Pedro, Oswaldinho, Ari, Juraci. A família vem dando continuidade ao trabalho e sendo reconhecida como uma família do Forró. O que é muito gratificante.
Trio Sabiá | Tio Joca: Eram denúncias que a Casa de Forró estava em irregular, mesmo ele tendo os documentos em dia. A polícia chegava para fechar a Casa. Vizinhos que faziam abaixo assinado, por causa do barulho; alguns para extorqui dinheiro dele. As pessoas tinham preconceitos dos bailes de Forró e diziam que era coisa de “baianos”. Falavam que pessoas entravam armados de faca – peixeira e realmente muito chegavam, mas deixavam na portaria as facas.
Mas nunca aconteceu nada de crime no Salão. Hoje o preconceito contra o nordestino e a sua cultura não é tanto como foi no passado. Antes era muito pesado. Depois que os nordestinos mostraram o seu valor aqui em São Paulo, hoje somos reconhecidos como heróis e como homem forte, com coragem e o que tem que fazer, ele faz.
Trio Sabiá | Tio Joca: Com o falecimento do pai Pedro Sertanejo, cada um foi para o seu lado e seguiram sua carreira cada um por si.
Trio Sabiá | Tio Joca: Pedro de Almeida e Silva que ficou conhecido como Pedro Sertanejo nasceu no dia 26 de abril de 1927 em Euclides da Cunha – BA e faleceu no dia 3 de janeiro de 1997 em São Paulo. Foi o pioneiro do Forró em São Paulo. Era sanfoneiro, compositor, radialista e fundador do primeiro selo independente, a gravadora Cantagalo.
Em 1956 realizou a primeira gravação, acompanhado de seu conjunto, pela Copacabana, interpretando o xote “Roseira do Norte” sua em parceria com Zé Gonzaga e a polca “Zé Passinho na festa” de sua autoria. Em 1958, já na Todamérica, gravou de sua autoria, o baião “Balaio do norte” e “Forró brejeiro”, tocando Acordeon. Em 1959 gravou a polca “Euclides da Cunha”, de sua autoria, em referência a sua cidade natal, e a rancheira “Caipirinha” de Nadim de Correia Marques.
Em 1964 fundou o selo Cantagalo, dirigindo a gravadora por toda a década de 1960. Nesse período, convidou Dominguinhos, então iniciante, para gravar um LP destinado ao público migrante nordestino. Pedro Sertanejo, gravou ao longo de sua carreira mais de 100 LPs. Um brilhante sanfoneiro que deixou sua contribuição enobrecendo a Música Regional Sertaneja.
O seu Salão de Forró, situado na Rua Catumbi no bairro do Belenzinho, foi o ponto de encontro de vários nordestinos em São Paulo. As atrações eram Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Zé Gonzaga, Marinês, Anástcia, Dominguinhos, entre outros. Casado com Noemia Lima e Silva, tiveram seis filhos: Arecessone, Oswaldo (Oswaldinho do Acordeon), Aristoteles, Juracy, Maisa, Cecila.
Sua vasta Discografia: “Forró brejeiro” pela Continental. “Forró de luna” pela Musicolor. “Forró na Casa Grande” pela Musicolor. “Meu sabiá” pela Musicolor. “Na onda do forró” pela Tropicana. “Rato molhado” pela Musicolor. “Sanfoneiro do norte”. “Sertão brasileiro” pela Continental. “Visite o Nordeste” pela Continental. “Forró Pernambucano” pela Cantagalo.
Trio Sabiá | Tio Joca: Lindú, Luiz Gonzaga, Flávio José, Marinês, Anastácia, Hermelinda e João do Trio Mossoró, Janayna Pereira, entre outros.
Trio Sabiá | Tio Joca: Pego minha sanfona e vou criando melodias (risos) e tenho parceiros para fazer as letras.
Trio Sabiá | Tio Joca: Rodrigues Lima, meu filho Jeffinho do Acordeon, Miraldo Aragão, Zito (zabumbeiro do Trio Sabiá) e por aí vai…
Trio Sabiá | Tio Joca: Flávio José, Trio Sabiá, Catarino Cardoso, Trio Zabelê, entre outros.
Trio Sabiá | Tio Joca: O lado bom é que a gente cuida do nosso próprio trabalho. O lado negativo que antigamente as gravadoras tinham os veículos de divulgação em rádio e TV. Antigamente a gente lançava disco e sempre tinha um divulgador que saia por aí levando os discos para tocarem as nossas músicas. Hoje não temos mais como fazer isso!
Trio Sabiá | Tio Joca: A estratégia sempre foi desenvolver um bom trabalho. E fora dos palcos contribuir para que a gente sempre divulgue a música e a cultura brasileira!
Trio Sabiá | Tio Joca: Hoje em dia estou sossegado, mas já corri muito atrás de empresários, gravadoras. O Trio Sabiá teve o seu auge no final dos anos 90 e começo dos anos 2000. Hoje estamos mais sossegados.
Trio Sabiá | Tio Joca: Estamos desenvolvendo um trabalho de marketing bacana. Hoje tudo é virtual/online. A desvantagem é que a gente já teve a página do Facebook hackeada…
Trio Sabiá | Tio Joca: Eu gosto. Posso grava o que quiser, colocar e tirar na hora que quiser, facilitou muito o mercado musical. A desvantagem é que nunca será a qualidade de um Estúdio na fita de rolo (risos).
Trio Sabiá | Tio Joca: Eu sigo sempre a mesma linha a vida inteira, faço um bom trabalho e pronto.
Trio Sabiá | Tio Joca: Foi o grupo Falamansa, Circuladô, Rastapé, Trio Sabiá, Trio Virgulino, Xamego e por aí vai. Agora várias bandas se separaram como Forroçacana, Baião de 4, mas deixaram uma nostalgia.
Trio Sabiá | Tio Joca: Foi maravilhoso, melhor época!
Trio Sabiá | Tio Joca: Falamansa, Bicho de Pé, Xamego, chamavam muita atenção…
Trio Sabiá | Tio Joca: Eu achei legal essa divulgação nessa época. Eu não concordo com o título de “Forró Universitário”. Meu pai tem noventa e seis anos e desde pequeno que ele toca Forró e ele não é universitário. A moda do “Forró Universitário” era porque os jovens estudantes passaram a gostar e admirar mais o Forró.
Mas foi bom esse título para divulgar mais o Forró. O nosso Forró existe há tanto tempo e nunca foi tão divulgado na grande mídia como na época dos grupos de “Forró Universitário”. Quando passava as festas Juninas, as rádios não tocavam mais o Forró. E nessa época foi bem divulgado em todo o Brasil o Forró Pé de Serra. Nessa época a gente trabalhou o ano inteiro e não só em maio e junho, como era no passado.
Trio Sabiá | Tio Joca: Gosto de todas as bandas de Forró, pois as mesmas divulgam o Forró. É claro que o Forró Pé de Serra já prevalece a mais de 100 anos.
Trio Sabiá | Tio Joca: Meu sobrinho, Oswaldinho do Acordeon, Toninho Ferragutti, Sivuca, Dominguinhos e meus filhos Joquinha Almeida e Jeffinho do Acordeon, são grandes músicos que admiro.
Trio Sabiá | Tio Joca: Cantar e não receber já aconteceu; condições precárias no palco; falta de aparelhos às vezes. Todas as situações citadas na pergunta, são situações difíceis que já enfrentamos…
Trio Sabiá | Tio Joca: O que me deixa feliz é quando estou no palco fazendo o que gosto. O que me deixa triste é quando tem alguém que não dá valor para o que a gente faz com tanto carinho.
Trio Sabiá | Tio Joca: Não. Mas tenho amigos radialistas que tocam nossas músicas nos seus programas aqui em São Paulo e no Nordeste.
Trio Sabiá | Tio Joca: Faça com amor, carinho e respeitando os demais profissionais.
Trio Sabiá | Tio Joca: Em Festival de Música o bom é a galera toda reunida. O contra: é quando não nos contratam (risos).
Trio Sabiá | Tio Joca: Sim!
Trio Sabiá | Tio Joca: Poderia ser melhor a cobertura feita pela grande mídia no cenário do Forró. Antigamente não tinha o desenvolvimento que temos hoje, mas tinha mais divulgação do que hoje para o Forró… Hoje faz falta.
Trio Sabiá | Tio Joca: Acho legal. Eles desenvolvem um programa diferenciado para a cultura.
Trio Sabiá | Tio Joca: Estamos preparando um DVD para 2021 para representar os 35 anos do Trio Sabiá, estamos em negociações.
Trio Sabiá | Tio Joca: Trio Sabiá | Tio Joca: (11) 98761 – 9937 (WhatsApp) | 99910 – 3721
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Canal Trio Sabiá: https://www.youtube.com/channel/UClvN2dYGBoe4uB7zHgJAJ0g
Playlista Trio Sabiá: https://www.youtube.com/watch?v=juF3cd91_ws&list=PLq3s7uiHVrplIcMTgTXBrVPVmbGVHIT9j
Festival Online Forró Pé na Areia – Trio Sabiá – DJ Carcará: https://www.youtube.com/watch?v=TkyGTsYiqBg
Trio Sabia Ao Vivo: https://www.youtube.com/watch?v=f31EqARJmVc
LIVE – Trio Sabiá | Participação Especial: Joquinha Almeida: https://www.youtube.com/watch?v=8veA1PORD6U
https://www.letras.mus.br/trio-sabia/discografia/
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