Continua após a Publicidade
Categorias: EntrevistasForró

Cristina Abreu do CTN – Centro de Tradições Nordestinas


 

Quem me recebeu para falar mais sobre a Rádio Atual e o CTN foi à esposa do Deputado José de Abreu, a simpática Cristina Abreu que gerência os trabalhos na Rádio, no CTN e apresenta o Programa de TV Nordeste Atual. Que mostra a beleza Cultura e dos Costumes Nordestino.

CTN – CENTRO DE TRADIÇÕES NORDESTINAS fica no mesmo endereço da Rádio Atual está localizada na rua Jacofer, 615 – Bairro do Limão, zona Oeste de São Paulo.

Há mais de dez anos o CTN é o Elo da Cultura Nordestina na capital paulista, com uma programação voltada para os costumes do povo nordestino com muito Forró, Humor e Religiosidade. Foi criado em homenagem ao Povo nordestino pelo hoje Deputado Federal José de Abreu, paulistano que conhece bem a região do nordeste através de suas viagens familiares.

Com a popularidade da Rádio Atual surgiu o projeto do Centro de Tradições Nordestina (CTN) com o objetivo de reuni a Comunidade Nordestina nos finais de semana, com atrações musicais regionais e culinária regional oferecida pelos Bares identificados por cada Estado Nordestino, servindo a comida e bebida típica de cada Estado.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Cristina Abreu para a www.ritmomelodia.mus.br , entrevistada por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em abril de 2001:

01) Ritmo Melodia: Qual a ligação direta da Rádio Atual com a cultura nordestina?

Cristina Abreu: Nós fundamos a Rádio Atual em 1990. É uma Rádio direcionada a comunidade nordestina que vive São Paulo. Eu e meu marido José de Abreu viajávamos muito para o Nordeste com a família e começamos a gosta das coisas do Nordeste. A gente via o lado bonito do Nordeste, as praias bonitas, a alegria deles, a hospitalidade e fé que eles têm.

Conhecemos Juazeiro do Norte – CE percebemos a grande fé do povo nordestino e quando voltamos de uma dessas viagens, por coincidência, vimos na capa do Jornal Shop News que dizia que São Paulo era uma Cidade ingrata com seus migrantes nordestinos. E resolvemos montar uma Rádio para comunidade nordestina que ajudou a construiu essa cidade, então nada mais justo essa homenagem.

02) RM: Qual a Programação da Rádio Atual?

Cristina Abreu: É volta para o Forró, à música nordestina e muito humor dentro da programação. Porque o nordestino gosta de uma piada e tem o lado da fé como o programa Corrente de Fé em homenagem ao nosso querido Frei Damião, que por três vezes teve aqui abençoando o Centro de Tradições e A Rádio Atual.

03) RM: Cristina Abreu, Como surgiu o Centro de Tradições Nordestina?

Cristina Abreu: O Centro de Tradições Nordestinas (C.T.N) surgiu através da inauguração da Rádio Atual, sentimos a dificuldade que a comunidade nordestina tinha em São Paulo de encontrar os parentes e amigos. Então resolvemos fundar o Centro de Tradições Nordestinas para unir essa comunidade.

O Centro é anexo a Rádio Atual, em uma área de quinze mil metros quadrados. O C.T.N mostra a cultura do Nordeste através dos shows folclóricos, de Forró e comidas nordestinas. E o C.T.N é de Utilidade Pública, como é o primeiro Centro de Tradições Nordestinas em São Paulo, estamos transformando em uma ONG.

Estamos fazendo há muito tempo trabalhos Sociais como a campanha SOS nordeste, em que arrecadamos vinte cinco toneladas de alimentos, que foi entregue nos locais de carência no Nordeste e foi filmado com a parceria do Correio, Banco do Brasil e Petrobrás.

Temos aulas de teatro para crianças e uma área de lazer onde não paga nada para entrar e funciona de sexta-feira a domingo e feriados com apresentação de Shows de Forró e Regional. E ficamos felizes de ver casos como de dois irmãos que não se viam a mais de vinte anos e se encontraram aqui. O Centro é um ponto de encontro da Comunidade Nordestina em São Paulo.

04) RM: Fale um pouco do Programa de TV Nordeste Atual.

Cristina Abreu: Geralmente quando as pessoas tiram férias viajamos para o exterior. E eu e meu esposo viajamos muito pelo Brasil, vimos muita coisa bonita, principalmente no Nordeste. Foi quando surgiu a ideia de fazermos o programa NORDESTE ATUAL e mostrar a cultura rica que nosso país tem. Não é preciso sair do país para ver lindas praias e saborear comidas maravilhosas. Tudo isso encontramos no Nordeste. Eu queria passar essas informações como nordestina de coração, já que eu e o meu marido somos paulistanos, mas nós consideramos como nordestinos de coração. Amamos o Nordeste, porque são pessoas muito receptivas, com um astral muito bom, com muita religiosidade. Eu fiquei muito impressionada com a cultura riquíssima que eu vi no Nordeste. E o Programa Nordeste Atual é pra mostrar tudo que temos de bonito no nosso Brasil.

Site CTN

Rádio Atual

Cristina abreu entrevistando Jorge e Mateus: http://www.youtube.com/watch?v=084iGxGo0uQ

*Maria Cristina Hellmeister de Abreu, nasceu no dia 18.01.1952 e faleceu no dia 26.10.2019 aos 67 anos em decorrência de um câncer. Ela junto com seu esposo José de Abreu fundaram a Rádio Atual em 1990 e o CTN – Centro de Tradições Nordestinas em 1991.


Continua após a Publicidade
Antonio Carlos Da Fonseca Barbosa

Criador e Editor responsável pela revista digital RitmoMelodia desde 2001, jornalista, músico, poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa, propaga a diversidade musical brasileira através de entrevistas e artigos. Jornalista formado pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (1996 a 2000) que lançou um livro de poesia em 1998 e seus poemas ganharam melodias gravadas em três álbuns concluindo a trilogia "reggae baseado em poesia" no seu projeto musical Reggaebelde. Unindo a sensibilidade do poeta, músico com o senso crítico do jornalista e pesquisador musical colocado em prática em uma revista que Canta o Brasil.

Disqus Comments Loading...
Publicado Por
Antonio Carlos Da Fonseca Barbosa
    Continua após a Publicidade

Artigos Recentes

Banda Semente Regueira

Banda Semente Regueira, formada no final de 2000 por músicos amigos e influenciados pela ideologia…

% dias atrás

Músicas de Gilberto Gil mais consagradas, segundo os dados do ECAD

Gilberto Gil: 80 anos, canções mais tocadas e “amor” como a palavra mais repetida em…

% dias atrás

Quinta Essentia Quartet

Com sete álbuns gravados entre participações e trilhas completamente feitas pelo grupo, o Quinta Essentia…

% dias atrás

Gilberto Gil é o “Pelé” da Música do Brasil

Por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa Gilberto Gil, chega aos 80 anos de idade (26/06/2022)…

% dias atrás

Paulinho Akomabu

Há mais de 20 anos, Paulinho Akomabu, iniciou a sua carreira, mais precisamente no Centro…

% dias atrás

Mauricio Grassmann

Mauricio Grassmann estudou violão popular e erudito, cello, toca guitarra synth, e é muito mais…

% dias atrás
Continua após a Publicidade

Este website usa cookies.