André Marçal
O cantor e compositor cearense André Marçal, está no seu terceiro CD autoral, já se apresentou em Buenos Aries na Argentina, em Cartagena na Colômbia, em Cusco no Peru, em Madri e em Barcelona na Espanha e já fez abertura dos shows do Djavan, Jorge Vercillo, Vander Lee, Maria Rita, Vanessa da Mata entre outros .
André Marçal, cantor e compositor estreou nos palcos da vida em 1995. No ano seguinte, compôs sua primeira canção “Mundo real”, que só foi gravada no seu segundo CD autoral. Em 2002 participou do seu primeiro Festival de Música com sua canção “Linda estrela”. Em 2010, lança seu primeiro CD – “Eu e você na canção” com cinco canções autorais e dez regravações.
Em 2011, grava seu segundo CD – “Mar”, com sete canções autorais e treze regravações. Seu primeiro CD – “Tudo que vem de você” com músicas foi lançado em 2012. Em abril de 2014 lança o segundo CD – “Ame” com quinze canções, duas em parceria com o músico, produtor dos seus discos e amigo Bira Matos.
Em Junho de 2016 foi lançado o CD comemorativo dos 20 anos da estreia nos palcos “Luz e amor sempre!”, releituras de clássicos do Rock nacional e da MPB com mensagens positivas, e em dezembro lança o terceiro CD – “PAR” parte 1, com 10 músicas, todas feitas em parcerias com grandes e talentosos amigos.
Em janeiro de 2019 lançou o seu quarto CD – “PAR-parte2”, com clipes gravados na Espanha, Portugal, Itália, França e Alemanha. Em 2017 participou de 3 volumes do projeto “SOPA” (Somos Produção Autoral) com as canções “A canção que sai do seu olhar”, “Procura-se Belchior Desesperadamente” e “Não me vem nada”, projeto que reuni compositores do Rio de Janeiro e sempre com a participação especial de um padrinho musical. Já Foram padrinhos do projeto Nico Rezende, Mauricio Mattar, Antony Villeroy, Kleyton Ramil e Zé Henrique, vocalista da banda Yahoo.
Em janeiro de 2018 gravou o clipe da canção “Paranósdois” na Jamaica em Montego Bay, Praia Negril e no Rick’s Café. Em janeiro de 2019 lançou o seu quarto CD “PAR-parte2”, com clipes gravados na Espanha, Portugal, Itália, França e Alemanha.
Entres os anos de 2007 e 2015 fez quinze aberturas de shows nacionais e internacionais, entre eles os shows do Djavan, Ana Carolina, Jorge Vercillo, Maria Rita, Vanessa Da Mata, Fabio Jr, Roupa Nova, Vander Lee, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Alcione, a banda norte-americana Stylistcs e do vocalista do Men at Work, Colin Hay. Dividiu o palco em 2018 com a banda Blitz e 2019 com Sandra de Sá. Em janeiro de 2020 fez três shows e gravou 3 clipes em Cusco no Peru.
Segue abaixo entrevista exclusiva com André Marçal para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 08.05.2020:
Índice
André Marçal: Nasci no dia 26.02.1979 em Fortaleza – CE.
André Marçal: Meu irmão mais velho tocava violão, tinha uma banda e um coleção de vinil dos Beatles, combinação inspiradora.
André Marçal: Comecei como autodidata, depois fiz aulas de Canto e Violão com grandes mestres da música.
André Marçal: São várias influências no passado, as mais fortes sem dúvida Legião Urbana e Queen. No presente Nando Reis. Nenhuma das influências deixou de ter importância, pois todas fizeram eu ser o que sou musicalmente hoje.
André Marçal: Considero como o início da minha carreira musical, uma festa para uma igreja em que toquei junto com amigos em 1995 em Fortaleza – CE.
André Marçal: Tenho quatro CDs lançados: “Tudo que vem de você” (2012), “Ame” (2014), “Par-parte1” (2016), “Par-parte2” (2018). O perfil musical dos álbuns: MPB, Rock, Pop. Músicas que se destacaram: “A canção que sai do seu olha”; “Além do mais”; “Informem a sociedade”; “Efêmero”; entre outras, são as canções mais comentadas pelo público.
André Marçal: Não há uma definição, pois respeito a inspiração musical que me vem na criação de cada canção.
André Marçal: Sim.
André Marçal: É fundamental para ter uma boa saúde vocal. O conhecimento da própria voz, o limite da extensão vocal e um acompanhamento de um fonoaudiólogo é primordial para todos os cantores profissionais.
André Marçal: O meu preferido entre todos é o cantor de boleros e de pop Luís Miguel.
André Marçal: Componho a letra e depois faço a melodia em 90% das canções compostas.
André Marçal: Bira Matos, Juçara Freire, Jorge Ventura, Gabhu, Franklin Parisio, Zé Roberto, entre outros grandes amigos.
André Marçal: Juçara Freire, Lenna Pablo, Mariana Benjamim, Giordano Bruno, Zamba Black.
André Marçal: Você é livre pra fazer o que quiser e muitas vezes você não tem como fazer o que quer.
André Marçal: A principal estratégia é sempre fazer os projetos que são prazerosos, o resto é consequência do trabalho.
André Marçal: O investimento em shows autorais e a produção de vídeos clipes.
André Marçal: Acho que só ajuda, quem usa a internet com fins profissionais só se beneficia.
André Marçal: Só vantagens, pois o artista fica bem próximo do que está sendo produzido e faz as correções necessárias.
André Marçal: A produção de vídeos clipes. Atualmente todas as minhas canções lançadas tem um vídeo clipe.
André Marçal: Revelações dos anos 2000, Maria Rita e dos anos 2010 Felipe Catto, acho que todo artista que se repete na sua criação regride.
André Marçal: Vários, mas o maior exemplo pra mim é o mestre Djavan, o qual eu tive a honra de abrir um show dele.
André Marçal: Foi nas aberturas dos shows do Fabio Jr, que fiz por duas vezes, o público feminino é muito fanático por ele e gera certa tensão pelo fato de quererem a presença dele logo no palco. A recepção com meu trabalho foi muito boa, mas ficou um clima tenso no ar, que só acabou quando eu anunciei: Com vocês agora Fábio Jr.
André Marçal: Fico feliz com meu trabalho, os problemas que todos os artistas passam fazem parte desse ofício maravilhoso.
André Marçal: Minhas músicas já tocam em algumas rádios, espero que toquem mais ainda de uma forma natural.
André Marçal: Digo para a pessoa só entrar na carreira se amar o seu trabalho musical.
André Marçal: Já participei de alguns Festival de Música. Possibilita uma visibilidade para a canção.
André Marçal: Sim, tem essa importância.
André Marçal: Sinto falta de espaço para alguns estilos musicais, nos anos 80 e 90 haviam uma pluralidade maior de estilos tocando ao mesmo tempo.
André Marçal: Espaços importantes para novos projetos.
André Marçal: Sim, mas é sempre importante o foco em locais que possa ser apesentado o seu trabalho autoral.
André Marçal: Minha grande e talentosa amiga Ju! É uma parceira de composição e de palco maravilhosa. É uma artista completa!
André Marçal: CD – “Atemporal” (2020) e CD – “Parece Poesia”(2022), além de um show de tributo a Cazuza & Frejat que farei junto de um dos maiores cantores do Brasil: Elohin Seabra.
André Marçal: andreluismar@hotmail.com
| https://www.youtube.com/user/RELICCARIO1
| https://web.facebook.com/andremarcal.luisgomes
O cantor, compositor, violeiro paulista Moreno Overá é multi-instrumentista, mas a viola ganhou sua alma…
Orquestra de cinema mudo em São Paulo em setembro de 2022. O projeto é do…
Discografia Básica Os Fundamentos do Jazz em Cinco Álbuns Icônicos Através da escuta de álbuns…
Do Brasil para o Mundo: Artista brasileiro faz sucesso cantando samba nos EUA. Edu Ares…
"Valsa do Mar" é uma canção que chega como um carinho de marola nos seus…
Este website usa cookies.