More Você quer ser compositor pra quê? »"/>More Você quer ser compositor pra quê? »" /> Você quer ser compositor pra quê? - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Você quer ser compositor pra quê?

pauta
pauta
Compartilhe conhecimento

O compositor, o autor musical luta para se fixar como peça chave no cenário da produção musical. Luta muito e faz tempo.

O compositor tinha um status bem mais apurado na década de 60 e 70. Aí veio o rolo compressor da indústria nos 80 e ele foi sendo empurrado para um canto insignificante.

O autor, que é a mola propulsora da peça mais rica da cultura, a música, foi sendo substituído pela música pasteurizada dos produtores, pela repetição de fórmulas ad nauseum. Foi sendo submetido às regras cada vez mais insanas do sistema de arrecadação de direitos autorais e endossando os contratos leoninos vitalícios da indústria fonográfica.

Mesmo os festivais do interior, tradicional reduto de compositores, viraram festivais de intérpretes.
Aos poucos, foram tendo seus nomes retirados dos créditos nas apresentações de TV, não tem mais seus nomes citados nas rádios e mesmo nos encartes dos sobreviventes CDs, não é raro inxistirem. Sua relevância fica relegada a uns poucos intérpretes que ainda tem a decência de citar seus autores. Artistas como Seu Jorge, Diogo Nogueira e Luiza Possi tem o costume de citar os compositores em entrevistas, shows e DVDs, mas são exemplos raros.

Na música digital, eles desapareceram dos créditos em lojas de alcance mundial como iTunes, Grooveshark, Spotify, Deezer, Rdio. É como se estabelecessem um “império dos entertainers” e publicassem arte sem deixar que o autor seja reconhecido, um quadro sem assinatura.
O crédito é a empresa!

Artistas do mais alto prestígio na música brasileira já decretaram o que acreditam ser o final dos tempos da genuína canção brasileira.

O Caiubi em seus 12 anos vem tentando resgatar o autor, a auto estima de autor, seja ele iniciante ou experiente, talentoso, inspirado ou ainda que apenas revele desabafos. O Clube Caiubi – http://clubecaiubi.ning.com/ – é a genuína resistência do compositor, pois mesmo os autores que lutaram por uma arte livre no passado, estando diante da indústria, curvaram-se e trataram de cuidar dos seus feudos.  Por isso eu digo e repito e insisto: – Toque uma sua!

Por Sonekka | http://agenciatrampo.com.br


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.