More Banda Os13 »"/>More Banda Os13 »" /> Banda Os13 - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Banda Os13

Banda Os13
Banda Os13
Compartilhe conhecimento

“Os13” é uma banda de rock de São Paulo. Banda que dedica suas composições a todos os extremos entre o amor e o ódio, e com uma energia realmente surpreendente, “Os13” deixa sua marca por onde passa!

“Os13” teve a honra de abrir o show de grandes bandas como: Titãs, Camisa de Vênus, CPM22, Biquíni Cavadão, Raimundos. E ter ganho o prêmio de letra do ano pela rádio Kiss Fm com a letra da música “Bélico Descendente” –

https://www.youtube.com/watch?v=z82qbF_lZtY  e ter ganhado o Festival Skema-110 da lendária Casa Hangar 110 em 2017. E tocou para mais de 30 mil pessoas em um festival em São José do Rio Preto – SP. Hoje, a música “Bélico Descendente” já toca em rádios de diversos estados brasileiros como São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Florianópolis, Ceará, Brasília. Atual formação da banda “Os13”: Andrey Milan (vocalista), André Amanto (guitarrista), Ailton Sampaio (baixista), Maurício Prado (baterista).

Em 2020, a banda “Os13” lançou EP com cinco músicas. Após uma participação emocionante no programa da TV Gazeta no final de 2019. A banda “Os13” volta com a luta pela paz, união e uma incansável divulgação do bem!

Segue abaixo entrevista exclusiva com Andrey Milan da banda “Os13”, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 13.01.2020:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): nasceu no dia 06.08.1985- São Paulo. André Amato de Oliveira (guitarrista) nasceu no dia 11.09.1989 – Taboão da Serra – SP. Ailton Sampaio nasceu no dia 31.07.1983 – São Paulo. Maurício Prado nasceu no dia 01.11.1975 – São Paulo.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): lembro-me das viagens em família ouvindo Queen, Beatles, Bob Marley, Elvis Presley quando tinha apenas 5 anos.

03) RM: Qual sua formação musical e\ou acadêmica fora da área musical?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): não tenho formação musical e conclui o ensino médio.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): minhas influências no passado vêm muito do que meus pais ouviam como: Queen, Beatles, Roberto Carlos, Elvis Presley, banda “Nenhum de nós”. Hoje em dia é difícil achar uma banda que entre no nosso estilo e que sirva de influência, pois nenhuma banda foi lançada dentro do mesmo conceito. Acredito que nenhuma música perde a importância, mesmo que tenho ouvido apenas uma vez. Tudo é bagagem e tudo pode ser considerado dentro de tudo que já tenha ouvido. Todas as músicas que ouço acabam influenciando na minha criação.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): foi em São Paulo no final do ano de 2001 quando escrevi uma letra: “Canção pela paz” falando sobre o atentado contra as Torres Gêmeas nos EUA e decidi montar uma banda para terminar o som. Em 13 de junho 2015 montei a banda “Os13” com: Parrudo (Guitarra), Shok (Baixo), Lopes (Bateria). A segunda formação: Andrey (Voz), Pedro Piapa (Baixo), Rodrigo Ribas (Guitarra), Alexandre Torres (Guitarra), Ronaldo Gambale (Bateria). Atual formação: Andrey (Voz), André (Guitarra), Ailton (Baixo), Maurício (Bateria).

06) RM: Quantos CDs lançados? 

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Um álbum com a banda “Varyant” (2005). Três álbuns em carreira solo (2008, 2010, 2011). Dois álbuns com a banda “Os13” (2017 e 2020).

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Sem sorte (risos), acredito que não tenha um estilo definido, mas gosto de brincar que somos uma banda de Funk Rock.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Sim. Fiz três aulas de técnica vocal, mas achei o professor um porre e nunca mais fiz.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Importantíssimo, mas eu não canto as minhas músicas com a “voz”, mas com o “coração” e dele eu cuido muito bem!

10) RM: Quais as cantoras(es) que você admira?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Sou fã de todos, tirando os que se vendem como um produto e fogem da sua real inspiração e também os que fazem apologia a algum tipo de droga ou promiscuidade.

11) RM: Como é seu processo de compor?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Depende muito do meu estado de espirito ou do que esteja rolando. As vezes o André (guitarrista) me manda uma base de guitarra e eu escrevo algo já em cima da melodia. Ou pego um papel, caneta e começo a despejar e depois junto os cacos e consigo algumas boas canções. Algo que fiz algumas vezes que me rendeu boas músicas era quando acabava de assistir um filme, eu escrevia algo em seguida inspirado no roteiro. Hoje não mais, mas já fiz.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Pedro Piapa, Henrique Canalle, Felipe Doll, Marcello Shok Henne, André Amato, Ailton Sampaio, Maurício Prado.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Essa pergunta dar um livro (risos), mas vou abreviar minha opinião sobre. A parte boa é você poder compor e direcionar a sua carreira da maneira que quiser. E, tirar um tempo quando precisa de algumas coisas a mais. A parte ruim é que o caminho a trilhar na carreira independente acaba fazendo grandes artistas e com muito talento desistirem, eu mesmo já vi alguns.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Sempre agir com verdade e com um objetivo, as vezes o objetivo é maior que a própria música.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): No momento nada além das lives, e lançamentos mensais.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Essa é outra que daria bons livros (risos), mas serei breve. Ajuda muito as bandas independentes a divulgar o seu trabalho mundialmente que antigamente só possível através de gravadora. A parte ruim é que hoje uma pequena parte das pessoas acessam a internet a procura de cultura e se for musical, então o número cai ainda mais. 

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): A parte boa é poder gravar por um preço MUITO mais acessível. A parte ruim é que muita gente acha que já sabe produzir e lotam as redes sociais com músicas ruins. Causando um repudio popular para com bandas novas.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Hoje em dia não dá para fazer algo que seja extremamente original. Tem muitas bandas de altíssimo nível tentando todo tipo de coisa. Eu prefiro acreditar no meu som e se eu seguir forte sem desistir a minha hora vai chegar. Não que a gente não tente estratégias no mercado. A gente usa dessa ferramenta também, pois hoje esse é o primeiro passo.

19) RM: Como você analisa o cenário do Rock e RAP brasileiro. Em sua opinião quem foram às revelações musicais nas duas últimas décadas e quem permaneceu com obras consistentes e quem regrediu?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): É bem difícil responder, pois é algo bem relativo dentro do gosto de cada um. Eu escuto de tudo um pouco, claro que meus estilos preferidos são: Rock, RAP, Blues e Reggae. Vale a pena citar o FUNK americano. E a galera que regrediu foi a que não conseguiu acompanhar a alta demanda de lançamentos que o mercado impõe hoje.

20) RM: Quais os músicos já conhecidos do público que você tem como exemplo de profissionalismo e qualidade artística?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Cássia Eller, Freddie Mercury, Ana Carolina, Emicida.

21) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): De tudo isso e um pouco mais que foi citado na pergunta (risos). Hoje em dia conseguimos nos blindar dessas situações com bons contratos e uma boa equipe de segurança. Mas vou contar uma aqui: uma vez fomos chamados para tocar em um local na Rua Augusta, região central de São Paulo, que nunca tínhamos tocado. Chegando lá o espaço para tocar não cabia nem a bateria. Até hoje é considerado por nós o pior show da banda.

22) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): A parte boa é poder fazer o que eu amo e a parte triste é ver muita gente com talento desistindo.

23) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Com certeza existe o dom. Eu mesmo já trombei nessa vida com algumas pessoas que tinham um altíssimo dom musical. É aquela pessoa que quando está fazendo seu som transforma aquele local no universo tanto para ela quanto para as outras pessoas.

24) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Fazer o som ali na hora, sem estudo e prévia.

25) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Existe com certeza. Pratico tanto com a banda quanto com os amigos músicos.

26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Na minha opinião não tem ponto negativo não. O improviso é bom para o aprimoramento musical pessoal e também para harmonia e sincronia da banda.

27) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Não vejo também ponto negativo em estar sempre se aprimorando e descobrindo novas formas de tocar. A música é infinita, real e invisível.

28) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Sim, como já aconteceu algumas vezes, mas a galera que paga o jabá sempre tem preferência.

29) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Aproveite e cuidado, pois a parte boa é muito boa, mas a parte ruim consequentemente é bem ruim.

30) RM: Quais os prós e contras do Festival de Música?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): O ponto positivo é a estrutura oferecida para realização do show. E a parte negativa é que sempre rola uma disputa por prêmios gerando assim uma rivalidade que acaba prejudicando bastante a união das bandas.

31) RM: Hoje os Festivais de Música revelam novos talentos?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Com certeza que revela novos talentos, as vezes é a única chance de um artista conseguir um espaço.

32) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Acredito que é muito bem feita, claro que focam 90% no nicho musical que está vendendo. O que eu não condeno, pois muita gente precisa ser paga, então tem que fazer dinheiro mesmo. Uma banda se ela for boa o suficiente ela vai conseguir o seu espaço mesmo sem a grande mídia.

33) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): São editais muito bacanas que acabam profissionalizando muito músico, pois exigem esse profissionalismo para execução de trabalhos com esses editais.

34) RM: O circuito de Bar na cidade que você mora ainda é uma boa opção de trabalho para os músicos?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Faz tanto tempo que não faço Bar em São Paulo que estou totalmente fora do que estar rolando no mercado, mas a última vez que fiz o formato Voz e Violão em um Bar foi bem justo.

35) RM: Quais os seus projetos futuros?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): Compor e lançar o máximo de músicas possíveis (risos).

36) RM: Banda Os13, Quais seus contatos para show e para os fãs?

Banda Os13 | Andrey Milan (Voz/compositor): (11) 98360 – 5711 | [email protected]  | www.instagram.com/bandaos13

| https://web.facebook.com/andrey.milan.967

| https://web.facebook.com/os13oficial 

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCzgfvhavUAc7QQKtuwUnFyw 

Os13 – Bélico Descendente / Os13VEVO:  https://www.youtube.com/watch?v=z82qbF_lZtY 

Os13 – Pés no Chão: https://www.youtube.com/watch?v=r-fjhbhEZRw 

Os13 – O Tempo Voa: https://www.youtube.com/watch?v=v_3flR9Xh8E 

EP Bélico Descendente banda Os13 (completo): https://www.youtube.com/watch?v=Z2LwQ9macos 

Os13 – Participação no programa Mulheres TV Gazeta 24/12/2019: https://www.youtube.com/watch?v=UYGrTzGJ6i8

 


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.