More Marcella Aquino »"/>More Marcella Aquino »" /> Marcella Aquino - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Marcella Aquino

Marcella Aquino
Marcella Aquino
Compartilhe conhecimento

Apaixonada por música, a cantora Marcella Aquino nasceu em João Pessoa na Paraíba. A artista de voz forte e marcante é uma das novas apostas do pop contemporâneo.

Com uma bagagem artística, carisma e o sonho de tocar o coração das pessoas com sua arte, Marcella está lançando em 2021 um EP, faixa a faixa, nas plataformas digitais. O primeiro single “Amanhã com Você” foi lançado com videoclipe oficial no dia 19 de fevereiro. O segundo “Ganhar O Teu Sorriso” chegou nas plataformas e no Youtube, dia 04 de junho. O EP tem produção de Alê Siqueira, que tem em seu currículo trabalhos com grandes nomes da música como Tribalistas e Ana Carolina. Além disso, o EP foi masterizado nos Estados Unidos por Randy Merrill que já masterizou para artistas como Paul McCartney e Adele.

Otimista e perseverante, a cantora tem o sorriso como uma de suas marcas registradas. Desde muito cedo com forte conexão com a arte, a cantora praticou ballet e fez aulas de música. Marcella começou a cantar ainda na adolescência no grupo de jovens da igreja e não parou mais. Nos tempos de Faculdade, participou durante cinco anos do Coral Universitário e logo teve seu talento percebido por todos. “Fui criada pelos meus avós. Estávamos sempre apreciando uma boa música em momentos especiais com a família. Eles me levavam para participar de atividades artísticas e culturais, eram professores e me incentivaram no ramo acadêmico”, relembra a cantora.

Quando questionada sobre suas influências, Marcella se mostra eclética: “Beatles, The Carpenters, Marisa Monte, Roupa Nova são alguns dos nomes que influenciam meu trabalho”.

Formada em Psicologia com mestrado em neurociência e música e doutorado que abrange a neuroeducação, a cantora conseguiu conectar a formação acadêmica com a sua paixão pela música. Como pesquisadora ela é encantada pelos estudos sobre os efeitos da música no cérebro, alinhando assim suas duas vocações.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Marcella Aquino para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistada por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa 09.08.2021:

01) RM: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Marcella Aquino: Nasci no dia 09 de agosto de 1983 em João Pessoa na Paraíba.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Marcella Aquino: Os meus avós maternos foram os responsáveis pelo meu primeiro contato com a música. Lembro-me bem dos momentos em família e como a música estava inserida. Todos os dias escutávamos juntos os grandes clássicos.

03) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância? 

Marcella Aquino: Não há referências que deixaram de ter importância. Todas fazem parte de algum momento da minha vida e me marcaram. Posso citar algumas: Beatles, The Carpenters, Roupa Nova, Marisa Monte.

04) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Marcella Aquino: Sou formada em Psicologia com mestrado em neurociência e doutorado que abrange a neuroeducação. E comecei a cantar na minha adolescência, mas lancei um projeto profissional aos 35 anos de idade em 2018.

05) RM: Quantos CDs lançados?

Marcella Aquino: Já havia lançado algumas músicas nas redes sociais, mas agora estou vivendo um novo momento trabalhando com uma equipe maravilhosa. Meu estilo é pop contemporâneo e o mais recente projeto contou com a produção de Alê Siqueira, que já trabalhou com nomes como Ana Carolina e Tribalistas.

06) RM: Você estudou técnica vocal? 

Marcella Aquino: Sim.

07) RM: Como é seu processo de compor?

Marcella Aquino: Eu sou mais intérprete que compositora.

08) Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Marcella Aquino: A Autonomia e liberdade são os fortes num projeto independente. O contra é a dificuldade de conseguir espaço na grande mídia.

09) Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Marcella Aquino: Conto com uma excelente equipe que me ajuda no planejamento e ações do meu projeto.

10) Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira?

Marcella Aquino: Trabalho com uma equipe especializada que me ajuda a divulgar o meu trabalho em meio a tantos conteúdos produzidos diariamente no oceano da internet.

11) O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Marcella Aquino: No momento não vejo algo que prejudique. Pelo contrário, a internet possibilita a distribuição da música para o mundo inteiro.

12) RM: Quais as vantagens e desvantagens do fácil acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Marcella Aquino: Com as novas tecnologias há inúmeras possibilidades de desenvolver trabalhos a distância. Há ótimos músicos espalhados por todo mundo e a tecnologia ajuda aproximar as pessoas. Mas confesso que gosto também do ambiente de estúdio reunindo as pessoas para o processo de criação.

13) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Marcella Aquino: Acredito muito no meu trabalho e busco sempre ser verdadeira com a música. Não me preocupo “com o que está na moda”. Eu Coloco o meu coração no meu projeto e espero conseguir emocionar as pessoas com minha arte.

14) RM: Como você analisa o cenário musical brasileiro. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas e quais permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Marcella Aquino: Gosto do Nando Reis. Ele fez sucesso no passado com o Titãs e continua fazendo depois de se reinventar com a sua carreira solo. Muito bacana! Gosto também da evolução de Marisa Monte junto com os Tribalistas. Existem outros exemplos muito bons, como o pessoal da nova MPB. Posso citar aqui o Vitor Kley.

15) RM: Qual ou quais os músicos já conhecidos do público que você tem como exemplo de profissionalismo e qualidade artística?

Marcella Aquino: Marisa Monte, Roupa Nova. 

16) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta e condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?

Marcella Aquino: Não lembro nada muito inusitado.

16) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Marcella Aquino: Deixa-me feliz saber sobre os depoimentos das pessoas quanto ao que sentem ao escutar a minha música. Não ter mais os meus avós aqui para continuar apoiando meu projeto é o que me deixa triste.

17) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical? 

Marcella Aquino: Penso que dom musical na verdade é uma predisposição humana para a musicalidade com o qual todos nascem providos de mecanismos para desenvolve-la. A maioria das pessoas teriam suficiente inteligência musical para obter um mínimo de nível competente de musicalidade através da educação musical. Penso que aquelas pessoas que consideramos possuir dom musical ou talento musical parecem ter altos níveis de inteligência musical e alto nível de interesse em criação. Esses fatores favorecem o desenvolvimento da musicalidade e criatividade musical.

18) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Marcella Aquino: É a capacidade do ser humano em, diante uma estrutura musical, inserir elementos, sejam eles rítmicos, melódicos, poéticos que favoreçam a originalidade com harmonia.

19) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Marcella Aquino: O nosso cérebro nos possibilita construir algo inédito num base consolidada. Alguns veem a necessidade de estudo e uso de algumas técnicas.

20) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Marcella Aquino: Eu Acho válido o estudo de métodos de improvisação. O estudo é sempre bem-vindo. No entanto também acredito muito na capacidade intuitiva.

21) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Marcella Aquino: O Estudo sempre importante, mas tomando sempre o cuidado de não engessar em conceitos. Música é movimento e liberdade.

22) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Marcella Aquino: Eu acredito na força do público. Se elas curtem e pedirem com ou sem jabá vai ser tocada na rádio.

23) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Marcella Aquino: Nunca desista dos seus sonhos. Tenha paciência, persistência. Acredite em Deus e em você!

24) RM: Marcella Aquino, Quais os prós e contras do Festival de Música?

Marcella Aquino: Gosto dos festivais de música. Abrem portas para apresentação de novos trabalhos, muito importante para artistas independentes.

25) RM: Hoje os Festivais de Música revelam novos talentos?

Marcella Aquino: Sim. Não Tenho dúvida.

26) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Marcella Aquino: Acredito que poderia ser mais diversificado enquanto aos estilos musicais. Há artistas excelentes ainda fora da grande mídia. 

26) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Marcella Aquino: É de suma importância esses incentivos principalmente para o cenário independente. 

27) RM: O circuito de Bar na cidade que você mora ainda é uma boa opção de trabalho para os músicos?

Marcella Aquino: Acredito que sim.

28) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical no exterior?

Marcella Aquino: Quando comecei o projeto em 2018 estava residindo no exterior por motivos do doutorado. Fiz algumas apresentações e gostei do feedback do público. A música brasileira é muita rica e respeitada no exterior. Depois de concluir meus estudos estou de volta ao Brasil e continuo forte com o meu projeto.

29) RM: Quais os seus projetos futuros?

Marcella Aquino: Expandir o meu trabalho musical e também realizar novas parcerias.

30) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Imprensa: Carol Freitas Assessoria Ana Carolina de Freitas (11) 98110 – 6493 | [email protected] 

| https://web.facebook.com/marcellaaquinooficial 

| https://www.instagram.com/marcellaaquinooficial 

| Canal: https://www.youtube.com/c/MarcellaAquino_oficial

| Marcella Aquino – Ganhar o Teu Sorriso (Clipe Oficial): https://www.youtube.com/watch?v=MTeZ0rCejXE   

| Marcella Aquino – Amanhã Com Você (Clipe Oficial): https://www.youtube.com/watch?v=zS0vUE_RCjw


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.