Ritmo Melodia

 ritmomelodia@hotmail.com

 Sonekka 

 

A grande mídia e sua relação com a cultura.

Maio - 2009


Eu fico me perguntando se a mídia sabe realmente o que é cultura. Bom, posso sugerir começar abrindo o Michaelis - 13 - Social - Sistema de idéias, conhecimentos, técnicas e artefatos, de padrões de comportamento e atitudes que caracteriza uma determinada sociedade. 14 - Antropologia - Estado ou estágio do desenvolvimento cultural de um povo ou período, caracterizado pelo conjunto das obras, instalações e objetos criados pelo homem desse povo ou período; conteúdo social. 

A mídia que eu digo é o mainstream, aquela coleção de veículos (TVs abertas, as maiores revista, rádios e jornais) que certamente atingem as massas. Essa mídia não vê produto na cultura, não vendo o que lucrar debruça-se sobre a indústria cultural. Veja, indústria cultural é uma coisa, cultura é outra. Não estou sugerindo que a mídia faça um consórcio pra discutir bumba-meu-boi, não, não é isso. Mas é mister que sejam aptas a ao menos informar as opções que existem. O jornalista, o repórter, o pauteiro, têm o dever profissional de saber algo além do que os releases que caem no seu colo vindo de uma assessora colega de turma na faculdade. A impressão que fica é que há um número de cadeiras cativas nas TVs, rádios, revistas e jornais. Abrimos os roteiros e são os mesmos nomes que estão se revezando nos espaços disponíveis. Talvez a alegação seja de que só é possível oferecer notícias sobre o que interessa a uma fatia maior da população. Mas da forma como se repetem causa a impressão é de que não existe mais gente produzindo cultura além daqueles das cadeiras cativas.  

A mídia simplesmente se cala e vira as costas para tudo que não seja: aquilo que já fez sucesso, a bola da vez, o filho do fulano que influenciou uma geração e assim fecha-se o cerco para que nada mais apareça e tudo dê a impressão de que é o gosto da maioria. Engano. Isso não é nem ao menos uma amostra do que a cultura. E quando chegar o futuro dirá que o que eles mostraram caracterizava o conjunto das obras, instalações e objetos criados pelo homem desse povo ou período; e que esse era o conteúdo social. Esse é meu medo. De que o monopólio de poucos dite o gosto e costumes de muitos.

Existem muitos artistas se apresentando bem e fazendo música boa pela cidade toda. Mas o jornal não divulga quem não tem espaço na TV, a TV não veicula quem não está no jornal. A revista mensal, semanal tem uma ou duas paginas para artistas - geralmente reservadas para o escândalo do momento. O rádio não toca o que não for muito bem pago e assim se dita "os padrões de comportamento e atitudes que caracteriza uma determinada sociedade". Sem o menor constrangimento eles dizem que a cultura é isso. Embaixo do nariz dos compositores, pintores, poetas, humoristas, escritores periféricos, bandas, corais, dançarinos que se movimentam aos milhares fazendo a cultura visceral de muitos para os poucos que conseguem atingir.


*Sonekka - Cantor, compositor, consultor de tecnologia/Informática e criador da rede social www.clubecaiubi.ning.com .

E-mail: sonekka@sonekka.com.br / www.sonekka.com.br