Luciana d’Avila

Por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa

www.ritmomelodia.mus.br

ritmomelodia@hotmail.com

A cantora, compositora e instrumentista mineira Luciana d’Avilaé a quinta geração de músicos da família d’Ávila. Vem,há alguns anos, mostrando seu talento em bares, casas de show e festas consolidando sua carreira.

A história da relação desta família com a música começou com o seu tataravô, Fortunado de Abreu e Silva que tocava flauta ocarina e piano, e compôs a valsa “Tetéia”. O percurso da música começa com a Bisavó Ana Carolina de Abreu d’Ávila, pianista de bela voz, que escreveu dois livros de música clássica, além de compartilhar seu talento com os filhos, ensinando-os a tocar piano e cantar. Entre estes filhos está o avô Milton de Abreu d’Ávila, que, tocado pela música, desdobrou-se em aulas particulares que aprendeu com sua mãe, despertando especial interesse pela flauta transversa. Há 74 anos, a flauta e um vasto repertório de choros e valsas fazem parte da vida do Sr. Milton.

Do casamento de Milton e Maria Salomé, vieram quatro filhos: Ana Lucia, Ângela, Milton e Raul. Todos tiveram seu momento com a música, porém, apenas dois deles seguiram adiante. Raul hoje é Doutor em flauta transversa pela Universidade Federal da Bahia e Ana Lucia é professora de piano e teclado, formada pelo Conservatório de Música de Rio Branco – MG.

Filha de Ana Lucia, Luciana foi muitas vezes embalada ao som do piano da mãe, mas foi o avô quem lhe ensinou a tocar seu primeiro instrumento – flauta transversa, claro! Não foi muito adiante com as lições de flauta e aos 8 anos de idade se interessou em participar do Coral do colégio – Anglo. Mais tarde, aos 13 anos, ingressou no Coral do IBEU– outra escola de inglês onde cursava -, tendo ambas as formações à regência do maestro Marum Alexander.

João Eduardo, seu pai, não por herança, mas por gosto, sempre teve no violão um companheiro, e aos 12 anos de idade, Luciana iniciou também uma história feliz com este instrumento. Os Bares de conhecidos da família foram os primeiros lugares em que passou a se apresentar sem compromisso, sendo mais tarde contratada por vários outros.

Em 2001, morando em Juiz de Fora – MG, participou do Festival de Música das Escolas Verbitas de todo o Brasil, conquistando o segundo lugar com sua canção“Não desejamos mal a ninguém”, que foi gravada em CD, junto aos outros vitoriosos.

Em 2004 gravou seu primeiro CD com cinco composições. Sua irmã, Ana Carolina d’Ávila Andrade, e seu primo, Danilo d’Ávila Magalhães, foram seus principais parceiros nesta realização. O show de lançamento em 14/01/2005, no “Espaço Urca” – RJ, teve a participação de outros excelentes músicos e atuais parceiros, Leco Carvalho (baixo elétrico) e Aldair Ribeiro (bateria).

Luciana, que vem amadurecendo estes dons maravilhosos, nos brindou com o primeiro CD – “Luciana d’Avila – ao seu lado”, gravado em 2010, e hoje lança o seu segundo CD – “Luciana d’Avila – falando de amor”.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Luciana d’Avila para a www.ritmomelodia.mus.br em 08.05.2017 :

01) Ritmo Melodia : Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Luciana d’Avila : Nasci no dia 12/12/1983 em Ubá – MG.

02) RM : Fale do seu primeiro contato com a música?

Luciana d’Avila: Sou a quinta geração da família d’Avila de músicos. Minha mãe é professora de Canto, Piano e Teclado, sempre a ouvi dando aulas. E aos 8 anos de idade aprendi as primeiras notas e a tocar flauta transversa com meu avô. E meu pai é violonista e tive o privilégio de aprender olhando ele tocar, ou seja, nem se eu quisesse fugiria da música (risos).

03) RM : Qual a sua formação musical e\ou acadêmica fora da área musical?

Luciana d’Avila : Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, pela UNIVERCIDADE – Rio de Janeiro– 2006.Dois períodos na Escola Portátil de Música no Rio de Janeiro – 2010/2011;Integrante do Coral da UFJF desde junho de 2012;Aulas de canto com a professora Jovelina Nóbrega – 2012 a 2016.

04) RM : Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Luciana d’Avila : Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Gal Costa, Chico Buarque, Simone, Djavan, Zélia Duncan, Adriana Calcanhotto, Marisa Monte, Rita Lee, Caetano Veloso, João Bosco. Nenhum deles deixou de ter importância, pelo contrário, sempre muito presentes.

05) RM : Quando, como e onde você começou a sua carreira profissional?

Luciana d’Avila: Cantava com minhas irmãs em todas as festas de amigos dos nossos pais. Aos 8 anos de idade cantei no Coral Anglo/Ubá e aos 14 anos,  no Coral do IBEU/Ubá, ambos regidos pelo maestro Marum Alexander. Fiz parte do coral da Igreja e comecei a tocar profissionalmente nos Bares e em festas da minha cidade. Desde então não mais parei.

06) RM : Quantos CDs lançados, quais os anos de lançamento (quais os músicos que participaram nas gravações)? Qual o perfil musical de cada CD? E quais as músicas que entraram no gosto do seu público?

Luciana d’Avila :Foram 3 CDs lançados até hoje, 1 pocket e 2 profissionais:

Pocket AO SEU LADO (2004) – Luciana d’Avila (voz e violões – aço e 12), Carol d’Avila (flauta) e Danilo d’Avila (cavaquinho e violões – aço e nylon).

CD – AO SEU LADO (2010) – Luciana d’Avila (voz e violão), Aldair Ribeiro (bateria e bongô), Leco Carvalho (baixo elétrico), Danilo d’Avila (violões – aço e nylon – e surdo). Participações especiais: Lucina (voz), Alceu Maia (cavaco), Ana Carolina d’Avila (flauta baixo e flauta transversa), Juliana d’Avila (flauta transversa), Maria Clara Valle (violoncello), Luciano Câmara (guitarra) e Léo de Freitas (acordeon).

CD – FALANDO DE AMOR (2013) –Luciana d’Avila (violões – aço e nylon), Aldair Ribeiro (bateria e percussão), Celso Moreira (guitarra), Leco Carvalho (baixo elétrico). Participações especiais: Bia Paes Leme (piano), Juliana d’Avila(flautas), Izabela Vieira (zabumba e triângulo), Lucas Sales (violão), Fernando César (violão 7), Daniel Lovisi (violão) e Wagner Boratto (bandolim).

07) RM : Como você define o seu estilo musical?

Luciana d’Avila : MPB – Pop romântico.

08) RM : Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Luciana d’Avila : É fundamental aprender como usar nosso principal instrumento de trabalho, a voz.

09) RM : Quais as cantoras(es) que você admira?

Luciana d’Avila : Minha mãe (Ana Lucia), Zélia Duncan, Marisa Monte, Adriana Calcanhotto, Vanessa Rangel, Maria Bethânia, Maria Creuza, Elis Regina, Carmem Miranda, Joanna, Alcione, Beth Carvalho, Simone, Marina Lima, Maria Rita, Cássia Eller, Quarteto em Cy, Madonna, Juliana Maia e outras.

10) RM : Como é o seu processo de compor?

Luciana d’Avila : Não tenho um processo, simplesmente acontece. Já compus na estrada; com os amigos; na madrugada; já não consegui dormir por vir uma composição e não querer perdê-la; já sonhei e inclusive uma delas está no meu primeiro CD, chama-se “TUDO POR VOCÊ”; já compus durante aulas; tomando banho (risos).

11) RM : Quais são seus principais parceiros de composição? Quem já gravou as suas músicas?

Luciana d’Avila : Anna Paula Miguez, Leco Carvalho e CacáudioAnna Paula já gravou um vídeo com a nossa composição.

12) RM : Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Luciana d’Avila : Como tudo na vida, a carreira independente tem os dois lados. A autoprodução é muito difícil, pois você tem que correr atrás de tudo, conseguir apoios, patrocínios para arcar com todo show, fazer toda divulgação e por aí vai. Mas aos poucos consigo fazer shows, vender CDs, dar entrevistas. Nem sempre você se autoproduzir é bom.

13) RM : Quais as estratégias de planejamento da sua carreira musical dentro e fora do palco?

Luciana d’Avila : Apoio cultural para divulgação de shows e CDs lançados. Viagens para cidades próximas de onde moro atualmente a fim de conseguir espaço para show e todo necessário para sua realização. A partir daí outros lugares são indicados e todo processo acontece;Criação, ensaios com e sem a banda;No palco? Deixo fluir.

14) RM : Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Luciana d’Avila : Divulgação nas redes sociais; busco patrocínio para os shows; faço venda dos CDs na internet e em espaços físicos; sorteios de CDs; promoções, etc.

15) RM : O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Luciana d’Avila : Ajuda muito desde que eu saiba utilizá-la a meu favor. Tenho muito o que aprender para melhor divulgar meu trabalho.

16) RM : Quais as vantagens e desvantagens do acesso a tecnologia  de gravação (home estúdio)?

Luciana d’Avila : Perde-se muito em qualidade, porém nem todos tem condições de gravar em um grandes estúdio.

17) RM : No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Luciana d’Avila : Faço questão de colocar cifras nos encartes facilitando o aprendizado das músicas; busco não ser mais uma no mercado.

18) RM : Como você analisa o cenário musical brasileiro. Em sua opinião quem foram às revelações musicais nas duas últimas décadas e quem permaneceu com obras consistentes e quem regrediu?

Luciana d’Avila : Chico César, Carlinhos Brown, Vander Lee (falecido), Roberta Sá, Maria Gadú, Vanessa Rangel, Lenine, Zeca Baleiro, Paulinho Moska, Pedro Luiz e a Parede, Vanessa da Mata, dentre tantos outros. Infelizmente grandes nomes como Vanessa Rangel e Pedro Luiz não são tão divulgados assim.

19) RM : Qual ou quais os músicos já conhecidos do público que você tem como exemplo de profissionalismo e qualidade artística?

Luciana d’Avila : Zélia Duncan, Bia Paes Leme, Lucina, Adriana Calcanhoto, João Bosco, Dudu Lima, dentre outros.

20) RM : Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical?

Luciana d’Avila : Esqueci, pelo nervosismo (risos), duas frases de uma composição própria durante minha primeira participação no Festival da Canção. Ejá recebi muitos guardanapos com endereços e números de telefone (risos).E já não recebi o cachê combinado; coisas do tipo.

21) RM : O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Luciana d’Avila : Mais feliz? Estar no palco cantando, tocando, interpretando, percebendo o interesse do público naquilo que faço com tanto amor e respeito. Mais triste? Não estar nos palcos, não ter tanto espaço assim.

22) RM : Nos apresente a cena musical da cidade que você mora?

Luciana d’Avila : Felizmente Juiz de Fora – MG grandes espaços culturais e do pouco que vi, ouvi, tem grandes músicos também.

23) RM : Quais os músicos, bandas da cidade que você mora, você indica como uma boa opção?

Luciana d’Avila : Juliana Costa, Juliana Stanzane, Laura Januzzi, Mariana Meirelles, Hellem Pimentel, Cacáudio, Daniel Lovisi, Dudu Lima, Fernando César, Wagner Borato, Márcio Hallack, Zé do Black, Matilda, etc.

24) RM : Você acredita que sem o pagamento de jabá suas músicas tocarão nas rádios?

Luciana d’Avila : Desde que gravei o meu primeiro CD não encontrei tanta dificuldade em divulgação nas rádios, a maioria me acolheu com muito carinho e respeito pelo meu trabalho. Infelizmente nem todas são assim.

25) RM : O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Luciana d’Avila : Acredite naquilo que deseja, persista mesmo diante de todas as dificuldades e nunca desista dos seus sonhos. A música move a alma.

26) RM : Quais os prós e contras do Festival de Música?

Luciana d’Avila : Não tenho nada contra os Festivais de Música, apenas gostaria de entender quais são os critérios de avaliação.

27) RM : Hoje os Festivais de Música ainda tem a importância de revelar talentos?

Luciana d’Avila : Os Festivais de Música são uma grande porta para os compositores e intérpretes que buscam espaço no meio artístico-cultural.

28) RM : Como você analisa a cobertura feita pela mídia da cena musical brasileira?

Luciana d’Avila : Precisamos de mais espaço para divulgação da música popular brasileira. Infelizmente a cultura não tem tanto valor assim.

29) RM : Quais os seus projetos futuros?

Luciana d’Avila : Gravação do terceiro CD, gravação de clipes para divulgação na internet e shows.

30) RM : Quais seus contatos para show e para os fãs?

Luciana d’Avila : (32) 9.8876 – 1741 | (21) 9.9393 – 9371contato.lucianadavila@gmail.com | www.lucianadavila.com.br

Sem Comentário

Deixe um Comentário